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Título: Redes sociais : ensaio sobre a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Puggi, Dharana da Veiga
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Racismo
Discriminação racial
Meme (Internet)
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 15-Dez-2016
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: PUGGI, Dharana da Veiga. Redes sociais: ensaio sobre a educação das relações étnico-raciais. 2016. xii, 92 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Considerando que as redes sociais configuram espaços de caráter educativo, este trabalho se propõe a refletir sobre de que forma os processos educativos das relações étnico-raciais acontecem nesses espaços. Neste sentido, este ensaio esboça uma análise reflexiva e dialogada sobre o meme “nego faz tal coisa” a partir dos discursos de pares Negros e não-Negros em redes sociais acerca do uso do referencial “nego” como parâmetro indeterminador do sujeito. Este estudo considera, também, a própria autora como campo de pesquisa, na medida que entendemos que o indivíduo é indissociável do meio (VYGOTSKI apud SILVA, 2014) e que nos constituímos a partir das nossas relações com outros humanos e com o meio. Desta forma, as reflexões são trazidas numa tentativa de relacionar teoria científica da temática racial e elementos da vida cotidiana. Para tanto, este ensaio se configura como um exercício de auto-observação das formas como o racismo se mantém vivo em mim por meio da observação de meus pares. Desta forma, o referencial teórico deste estudo foi produzido por mulheres Negras (hooks, GOMES, KILOMBA e DEUS) porque sua produção científica está inevitavelmente e intrinsecamente imbuída de suas vivências enquanto tal, o que amplia e ancora a dimensão de suas discussões. Diante do exposto, este ensaio tenta representar e acolher o debate sobre o racismo com mais afeto e convida o interlocutor para mergulhar nestas questões e observar como ele próprio se relaciona com elas.
Abstract: Considering that social networks are spaces of an educational character, this paper proposes to reflect on how the educational processes of ethnic-racial relations take place in these spaces. Accordingly, this essay brings a reflective analysis of the discourses of Black and non-Black pairs in discussing the meme "nego faz tal coisa" (i.e., “nego does this or that”) in different scenarios of social media. This study also considers the author herself as a field of research, given that we understand that the individual is inseparable from the environment (VYGOTSKI apud SILVA, 2014) and that we come to be from our relations with other humans and the environment. Reflections are presented as an attempt to relate scientific theory of the racial theme and elements of daily life. Thus, this essay is an exercise of self-observation of the ways in which racism is kept alive in me by means of observing my pairs. In order to achieve this purpose, the theoretical reference chosen for this study comes from Black women (hooks, GOMES, KILOMBA and DEUS) because their scientific production is inevitably and intrinsically imbued with their experiences, which broadens and anchors the dimension of their discussions. Finally, this essay attempts to represent and welcome the debate about racism in Brazil with more affection and invites the interlocutor to delve into these issues and to look at how they personally relate to these issues.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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