Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LethiciaTayennePereiraDias.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências pedagógicas em educação popular e economia solidária
Autor(es): Dias, Lethícia Tayenne Pereira
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Economia solidária
Educação popular
Pedagogia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: DIAS, Lethícia Tayenne Pereira. Experiências pedagógicas em educação popular e economia solidária. 2015. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho busca refletir as possibilidades de aproximação entre os pressupostos da Economia Solidária e da Educação Popular. Resgata a trajetória da Economia Solidária e sua relação com a Educação e o aporte da educação popular com um dos princípios dessa proposta de educação. Abordamos o surgimento da Educação Popular e suas perspectivas no campo da Economia Solidária, por meio de uma pesquisa-ação. Relatamos a experiência pedagógica vivenciada, na Associação Atlética de Santa Maria (AASM), situada na cidade de Santa Maria, DF. Percebemos que, a Economia Solidária no campo da educação está qualificada pelos princípios da Educação Popular, no entanto a prática desses princípios encontra muitos desafios entre os sujeitos dessa aprendizagem.
Abstract: This work aims to reflect the possibilities of approximation between the assumptions of the Solidarity Economy and Popular Education. It recovers the history of the Solidarity Economy and its relationship to education and the contribution of popular education with one of the principles of education proposal. We address the emergence of Popular Education and its prospects in the field of Solidarity Economy, through an action research. We report the experienced teaching experience in Athletic Association of Santa Maria (AASM), located in Santa Maria, Brazil. We realized that the Solidarity Economy in the field of education is qualified by the principles of popular education, however the practice of these principles are many challenges among the subjects of this learning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons