Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Muniz, Cristiano Alberto | - |
dc.contributor.author | Silva, Gileade Cardoso | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gileade Cardoso. Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática. 2015. 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção da subjetividade, visto que a criança apresenta-se de modo mais espontânea, nas atividades escolares, por estar mais próxima do seu contexto social. Buscamos estabelecer uma relação teórico-prática fundamentada nos estudos de González Rey (2005, 2006); Mitjáns Martínez (2006) ao tratar da subjetividade, considerando o processo criativo; Kamii (1982) Muniz (2014, 2015, s.d); Soares (2009) referente à aprendizagem matemática e jogos, bem como a atuação do professor e Chacón (2003) ao tratar da afetividade e da formação de crenças na aprendizagem matemática. Com base nos estudos teóricos, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória com abordagem em estudo de caso, em uma instituição pública de Brasília – DF, onde foi feito acompanhamento de jogos desenvolvidos pela professora, além da realização da entrevista com ela. Assim, os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação e entrevista semi-estruturada. A partir das observações e entrevista, foi possível analisar e interpretar os dados, os quais permitiram delinear duas categorias: 1) Subjetividade e jogo: aprendizagem matemática e 2) Subjetividade e jogo: atuação do professor. A pesquisa apresentou como os jogos desenvolvidos com as crianças trabalham o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem que os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros sejam vivenciados e refletidos, pelos sentidos e significados para os que deles participam. Diante disso, foi possível perceber que, quando o professor considera a subjetividade, passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. Desse modo, ele busca mediar não somente os conteúdos, mas as emoções e os sentimentos manifestados durante as estratégias pedagógicas desenvolvidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos em educação - matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T10:33:53Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T10:33:53Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18470 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Soares, Milene de Fátima | - |
dc.description.abstract1 | This research aimed to investigate how a teacher assessed mathematics learning through games in order to favor children subjectivity in the first year of Basic Education at a public school in Brasília/DF. The investigative work presents findings of how games allow greater perception of subjectivity since children are more spontaneous because they are closer to their social context. We sought to establish a practical-theoretical relationship based on the studies of Gonzalez Rey (2005, 2006); Mitjáns Martínez (2006) in treating subjectivity, considering the creative process; Muniz (2014, 2015, s.d) and Soares (2009) concerning mathematics learning and games, as well as teacher performance and Chacón (2003) in treating of the affectivity and formation of beliefs in learning mathematics Complete. Based on theoretical studies, a qualitative research was accomplished in a public institution in Brasilia - DF, where the games developed by the teacher were monitored and the teacher was interviewed. Thus, the research instruments used were observation and semi-structured interview. From the observations and interviews, the data was analyzed and interpreted, which allowed outlining two categories: 1) subjectivity and game: mathematics learning, and 2) subjectivity and game: teacher performance. The research showed how the developed games with the children build a sense of teamwork and coexistence, and, in addition to favoring concept learning, those games allow feelings and emotions, the mistakes and successes to be experienced and reflected by the senses and meanings for those who take part in them. It was possible to realize that when a teacher considers subjectivity, he/she can understand and know more deeply, although limited, the essence of the child and the representation of his/her world. In this way, teacher seeks to mediate not only the content, but the emotions and feelings expressed during the pedagogical strategies developed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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