Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaClaudiadeJesusAntunes.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A afetividade na relação professor-aluno : aprendizagem potencializada e construção de significados
Autor(es): Antunes, Ana Cláudia de Jesus
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Aprendizagem
Professores e alunos
Afetividade
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: ANTUNES, Ana Cláudia de Jesus. A afetividade na relação professor-aluno: aprendizagem potencializada e construção de significados. 2016. x, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo demonstrar como a afetividade se apresenta como uma dimensão de extremaimportância no processo de ensino-aprendizagem àluz de três teóricos principais, a saber: Paulo Freire (2016), Vygotsky (1991) e Wallon (1995). De fato, diferentes campos do saber, sobretudo a Educação e a Psicologia, conversam entre si e se complementam,principalmente no que tange àafetividade na relação professor-aluno, com base na construção de significadose potencialização de aprendizagens. Propôs-se problematizar os desdobramentos da referida relação, bem como a importância da afetividade nas estruturas social, psicológica, cognitiva e emocional do educando, potencializando o desenvolvimento destase a relevância dos conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e Funções Psicológicas Superiores(Vygotsky, 1991). Assim, buscou-se aqui interligar os aspectos supramencionados à prática do professor de desenvolver a autonomia do educando, em um trabalho de reflexão e de posicionamento crítico frente à realidade sociale problematização de uma das questões mais presentes no contexto escolar, que é a questão da indisciplina que se mostra como um desafio aos professores e a escola, e como isso tem conexão com a afetividade, em especial, a partir de recortes de uma observação participante no estágio curricular obrigatório eentrevista com educadoras.
Abstract: The present study aimed to demonstrate how affectivity presents itself as a dimension of extreme importance in the teaching-learning process in the light of three main theorists, such as Paulo Freire (2016), Vygotsky (1991) and Wallon (1995). In fact, different fields of knowledge, especially Education and Psychology, speak to each other and complement each other, especially with regard to affectivity in the teacher-student relationship, based on the construction of meanings and the learning potential. It was proposed to problematize the development of this relationship, as well as the importance of affectivity in the social, psychological, cognitive and emotional structures of the student, enhancing their development and the relevance of the concepts of Proximal Development Zone and Higher Psychological Functions (Vygotsky, 1991). Thus,we seek to link the aforementioned aspects to the teacher's practice of developing the student's autonomy, in a work of reflection and critical positioning in relation to the social reality and problematization of one of the most current issues in the school context, which is the issue of indiscipline Which proves to be a challenge for teachers and the school, and how this has a connection with the affectivity, especially, of participant observation cuts in the obligatory curricular stage and interview with educators.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons