Título: | Avaliação do consumo de hortaliças em escolas públicas de Novo Gama - GO |
Autor(es): | Almeida, Amanda Cristiane de |
Orientador(es): | Botelho, Raquel Braz Assunção |
Assunto: | Merenda escolar Hortaliças Alimentação saudável |
Data de apresentação: | 1-Ago-2017 |
Data de publicação: | 1-Dez-2017 |
Referência: | ALMEIDA, Amanda Cristiane de. Avaliação do consumo de hortaliças em escolas públicas de Novo Gama - GO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Produção de Refeições Saudáveis )—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Dentre outros importantes objetivos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar prioriza a formação de hábitos saudáveis dos alunos com consumo de frutas e hortaliças. Objetivo: Avaliar o consumo de hortaliças ofertadas pelo cardápio escolar no município de Novo Gama – GO, durante uma semana. Materiais e métodos: Para a seleção da amostra, escolheu-se por conveniência uma unidade de ensino que tem 139 alunos matriculados no município. Foram acompanhadas a elaboração das preparações propostas no cardápio e a distribuição das refeições. A análise do consumo foi feita através da avaliação de resto/ingestão proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Resultados: Os resultados obtidos a partir do teste de aceitabilidade para o resto/ ingestão demonstraram que foi baixa a aceitação da alimentação escolar quando avaliado o prato com todas as preparações, comprometendo a eficácia do programa. As fichas técnicas de preparação apresentaram variações para os macronutrientes, sugerindo repercussões negativas à saúde das crianças. Quando avaliado isoladamente o consumo de hortaliças, verifica-se que os índices ficaram inferiores às recomendações preconizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conclusão: O estudo demonstra baixa aceitação da alimentação escolar, comprometendo a eficácia do programa, bem como a oferta e ingestão insuficientes de hortaliças pelos escolares. |
Abstract: | Among other important objectives, the National School Feeding Program prioritizes the formation of healthy habits of students. Objectives: To evaluate the consumption of vegetables offered by the school menu in the county of Novo Gama – GO, a Brasilia’s surrounding city, during a week. Materials and methods: For the selection of the sample, was chosen for convenience a teaching unit that has 139 students enrolled in the county. The preparation of the proposed preparations on the menu and the distribution of the meals were accompanied. The consumption analysis was done through the rest/intake assessment proposed by the National Fund for the Development of Education – FNDE. Results: The results obtained from the acceptability test for the rest / intake showed that acceptance of school feeding was low when the dish was evaluated with all the preparations, jeopardizing the effectiveness of the program. The preparation datasheets presented significant variations for the macronutrients, suggesting negative repercussions on children's health. When evaluated separately the consumption of vegetables, it is verified that the indices were inferior to the recommendations advocated by the National Fund for Education Development – FNDE. Conclusion: The study shows low acceptance of school feeding, jeopardizing the effectiveness of the program, as well as insufficient supply and intake of vegetables by school children. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição Humana, 2017. |
Aparece na Coleção: | Gestão da Produção de Refeições Saudáveis
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