Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielVianaLunieredeAzevedo.pdf728,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil docente : uma análise do perfil esperado de um professor segundo os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Azevedo, Daniel Viana Luniere de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Professores universitários
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 29-Nov-2017
Referência: AZEVEDO, Daniel Viana Luniere de. Perfil docente: uma análise do perfil esperado de um professor segundo os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2017. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar, na visão dos alunos de contabilidade, o perfil esperado para um professor de ensino superior, considerando as notas atribuídas para cinco competências necessárias a um docente (didática, relacionamento, exigência, conhecimento teórico e experiencia de mercado). O estudo foi realizado por meio da aplicação de questionários a uma amostra de 126 alunos do curso de ciências contábeis da Universidade de Brasília. Os dados foram analisados de forma descritiva e conjunta, tendo sido observado que a Didática é percebida como a competência de maior relevância, seguida pelo Conhecimento Teórico. Além das notas dadas as competências mencionadas, foram criados 12 perfis de professores e atribuído a eles a presença ou não dessas competências em análise, e novamente mensurado em notas os melhores e piores perfis, o melhor perfil segundo os respondentes é aquele que possui boa didática, relacionamento próximo, amplo conhecimento teórico, muita experiência de mercado e muita exigência. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para futuras análises quanto ao “perfil ideal” de um professor universitário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons