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Título: Estudo aerodinâmico de corpo rombudo com um difusor em efeito de solo usando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional
Autor(es): Colus, Filipe Eduardo Maglio
Orientador(es): Paulinyi, Luis Felipe de Aguilar
Assunto: Mecânica
Dinâmica dos fluidos
Data de apresentação: 9-Jul-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: COLUS, Filipe Eduardo Maglio. Estudo aerodinâmico de corpo rombudo com um difusor em efeito de solo usando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional. 2017. xi, 72 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O uso de ferramentas de dinâmica de fluidos computacional tem se consolidado na indústria automobilística e aeronáutica e tem alcançado cada vez mais espaço no desenvolvimento de produtos e soluções alternativas em projetos de engenharia, em virtude da velocidade e do baixo custo de se elaborar modelos computacionais que evitam a necessidade da construção de modelos físicos para ensaios aerodinâmicos. Não obstante o constante aumento da velocidade dos processadores dos computadores, a complexidade das equações que regem a dinâmica dos fluidos ainda torna proibitivo o custo computacional de se modelar todas as escalas turbulentas em uma simulação de uma aplicação automotiva ou aeronáutica real, que em geral ocorrem em elevados números de Reynolds. Dessa forma a indústria tem se baseado em resultados de simulações baseadas nas Equações Médias de Navier Stokes (RANS), que permitem a descrição de um campo de escoamento médio com o uso de modelos de turbulência. Por esse motivo, resultados numéricos devem ser avaliados com critério e de preferência comparando-se com resultados experimentais. O presente trabalho propõe-se a investigar os resultados de simulações numéricas, usando o pacote comercial STAR-CCM+, do escoamento sobre um corpo rombudo com difusor, para a qual se possui resultados realizados no túnel de vento com assoalho de cinta rotativa da Universidade de Southampton. Mudanças à partir da primeira parte desse projeto possibilitaram visualizar que mesmo com o aumento da resolução da malha, certas estruturas aerodinâmicas não foram bem lidadas à partir dos modelos de turbulência como a região de descolamento, a intensidade e a quebra dos vórtices. Além disso, foi descoberto que a maior influência no erro do cálculo do coeficiente de arrasto é devido a pobre estimação do campo de pressão da região da base do difusor.
Abstract: The usage of computer fluid dynamics softwares has been consolidating in the automotive and aircraft industry, also has been attracting more attention in the development of products and alternative solutions in engineering projects. This is due to main characteristics. First, the results speed and the low cost computer method elaboration, and second, for not having to construct a physical prototype as a first approach for aerodynamic tests. Even tough the constant increase of computer processors and velocity due to the complexity of movement equations that govern fluid dynamics it is still restricted to model in every scale the turbulence in a simulation of a real application. Given that restriction, the industry depends on results of simulations based on the Reynolds-Averaged Navier-Stokes Equations (RANS) that allow a description of the mean flow through the usage of turbulence models. As a result, numeric conclusions must be evaluated with a certain kind of criteria, preferably comparing it to experimental results. The following work is going to investigate the numeric result of simulations executed using the commercial software STAR-CCM+, from the flow over a bluff body with a diffuser, for which there is the experimental results performed at the wind tunnel with a moving belt from the University of Southampton. Changes based on the first feedback showed that even with an finer mesh some aerodynamic structures were not well handled by the turbulence model, regions such as the unattached flow at the base of the diffuser, vortex intensity and the vortex breakdown effect. Furthermore, it was found that the most influent error related to the drag coefficient calculation was due the poor resolution of the pressure field at the diffuser base
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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