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Título: Aplicação de modelos combinados de planos críticos e energia de deformação na previsão de vida de fadiga multiaxial da liga AL 7050-t7451
Autor(es): Araújo, Luana Caldeira
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Materiais - fadiga
Ligas de alumínio
Resistência de materiais
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: ARAÚJO, Luana Caldeira. Aplicação de modelos combinados de planos críticos e energia de deformação na previsão de vida de fadiga multiaxial da liga AL 7050-t7451. 2017. xvi, 122 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O material analisado neste trabalho é a liga de alumínio AL 7050-T7451 de aplicação estrutural e largamente utilizada na indústria aeroespacial. Uma vez que a maioria dos componentes estruturais está sujeita a carregamentos complexos, torna-se crucial prever e estimar a vida em fadiga de componentes mecânicos reais solicitados por carregamentos multiaxiais, otimizando assim o dimensionamento de peças. Esse trabalho estuda a aplicação dos modelos de Liu e de Chu, Conle e Bonnen (CCB), modelos combinados de plano crítico e energia de deformação, na previsão de vida em fadiga multiaxial de espécimes entalhados fabricados em AL 7050 T7451, usando modelagem computacional. Para isso, foi realizado inicialmente um método de cálculo de fator de dano em componentes sem entalhe segundo os modelos propostos. Em seguida, foi feita a calibração das curvas de distância crítica versus vida para componente entalhados. E finalmente, por meio de um processo iterativo entre as duas curvas, foi feita a previsão de vida. Os resultados mostraram previsões significativas para ambos os modelos, chegando a atingir 74% de acerto dentro da margem de erro aceitável. De qualquer forma, comparativamente com modelos previamente estudados, percebe-se que os modelos de Liu e de CCB demonstraram desempenho relativamente inferior ao modelo SWT e de MMWC. Por fim, foi feito mapeamento de planos críticos, visando contribuir futuramente com a análise comportamento real do material sob condições de ensaio multiaxiais.
Abstract: The material in focus for this given work consists in the aluminum alloy AL 7050-T7451 of structural application and widely used in the aerospace industry. Since most structural components are subject to complex loads, it is crucial to predict and estimate the fatigue life of actual mechanical components required by multiaxial loads, thereby optimizing components design. This work studies the application of the Liu and Chu, Conle and Bonnen (CCB) models, combined critical plane and strain energy models, in the multiaxial fatigue life prediction of notched specimens fabricated in AL 7050 T7451, using computational modeling. To accomplish this, a method that calculates the damaging factor was initially applied for nonnotched components according to the proposed models. Next, the calibration of the critical distance versus life for the notched components was performed. And finally, through an iterative process between the two curves, the life estimative was made. The results showed significant predictions for both models, reaching 74% accuracy within the acceptable margin of error. However, compared to previously studied models, it can be seen that the Liu and CCB models showed a relatively lower performance than the SWT and MMWC models. Finally, critical planes were mapped, aiming to contribute in the future to the analysis of the real behavior of this material under multiaxial test conditions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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