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Título: A construção do conceito de número : a intervenção psicopedagógica junto a um estudante com deficiência intelectual
Autor(es): Fernandes, Márcia Garcia Pereira
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Deficiência intelectual
Número - conceito em crianças
Educação inclusiva
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: FERNANDES, Márcia Garcia Pereira. A construção do conceito de número: a intervenção psicopedagógica junto a um estudante com deficiência intelectual. 2017. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No contexto escolar, é recorrente a queixa dos professores em relação aos seus alunos acerca da dificuldade de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, estando eles em desenvolvimento típico e atípico. A presente pesquisa está focada no estudo da matemática e suas representações, tendo como objetivo geral analisar os processos de construção do conceito de número. O sujeito da pesquisa foi um estudante diagnosticado como Deficiente Intelectual, matriculado em uma turma inclusiva do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesta pesquisa discutem-se aspectos como a Educação Inclusiva, a Deficiência intelectual, a intervenção psicopedagógica em matemática e o processo de construção do número. Para tanto, foram realizadas sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas, de maneira estruturada e dinâmica, o que possibilitou uma análise do modo de pensar do estudante e de lidar com os recursos por meio de suas produções orais e escritas, levando-se em conta o desenvolvimento de sua autonomia, uma das bases do pensamento matemático. Foi possível concluir que o sujeito está em processo de desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, o trabalho psicopedagógico com situações-problemas e atividades com potencial lúdico otimizou a mediação dos conhecimentos com a real compreensão por meio de atividades significativas.
Abstract: In the school context, the complaint of the teachers regarding their students about the difficulty of learning in several areas of knowledge is recurrent, being in typical and atypical development. The present research is focused on the study of mathematics and its representations, with the general aim of analyzing the processes of construction of the number concept. The subject of the research was a student diagnosed as Intellectual Deficient, enrolled in an inclusive class of the 3rd year of Elementary School of the public school system of the Federal District. In this research we discuss aspects such as Inclusive Education, Intellectual Disability, psychopedagogical intervention in mathematics and the process of number construction. For that, psychopedagogical evaluation and intervention sessions were carried out, in a structured and dynamic way, which made possible an analysis of the way of thinking of the student and of dealing with the resources through his oral and written productions, taking into account the Development of its autonomy, one of the bases of mathematical thinking. It was possible to conclude that the subject is in the process of development and learning. In this way, psycho-pedagogical work with problem situations and activities with playful potential optimized the mediation of knowledge with real understanding through meaningful activities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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