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dc.contributor.advisorSantos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.authorAraújo, Edivânia Maria de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Edivânia Maria de. Aprendizagem lúdica: o jogo como auxílio na construção da ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no relatório de estágio de intervenção, no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília – UnB. A criança indicada para a pesquisa de intervenção psicopedagógica tem sete anos de idade, do sexo masculino, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular, no Recanto das Emas – DF, e foi escolhida por apresentar dificuldades no campo da leitura e da escrita. Este trabalho tem como objetivo utilizar o jogo, como instrumento de mediação na intervenção psicopedagógico, como construção da ressignificação da leitura e da escrita, tendo como referencial teórico os estudos de Vygotsky (1896-1934), a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Foram realizadas três sessões de avaliação psicopedagógica e dez sessões de intervenção psicopedagógico, com atividades lúdicas e mediadas por jogos adaptados, para facilitar a aprendizagem e o desempenho da criança. Os resultados obtidos evidenciaram que é possível construir o conhecimento de forma lúdica, com uma aprendizagem significativa para a criança que apresenta dificuldade na leitura e na escrita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPsicopedagogiapt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleAprendizagem lúdica : o jogo como auxílio na construção da ressignificação da leitura e da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-20T12:00:39Z-
dc.date.available2017-11-20T12:00:39Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18323-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study consists of are port on intervention practice of the Specialization Course in Clinical and Institutional Psychopedagogy of University of Brasilia - UnB. The child designated for the research of the psychopedagogical intervention is a seven-years-old boy, student of the 2nd year of Primary School I of a private school, in Recanto das Emas – DF. The nominee was chosen due to difficulties in reading and writing. This study aims to use the game as a toolto helpin the psychopedagogical intervention, as a construction of resignification of reading and writing. Based on theoretical reference of Vygotsky’s studies (1896-1934) through the conception of zone of proximal development (ZPD). There were three sessions of psychopedagogical evaluation and ten sessions of psychopedagogical intervention. In every session there were playful activities, mediated through games all adjusted in order to facilitate the learning and the child’s performance. The results obtained showed it is possible to build up knowledge in a playful way with a significant learning for the child who presents difficulties in reading and writing.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18323pt_BR
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