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Título: Whistleblowing como política de combate a corrupção no Brasil : apresentação dos elementos teóricos centrais do mecanismo e análise de amostra de direito comparado sobre o tema
Autor(es): Heringer, Luís Felipe Barbosa
Orientador(es): Sombra, Thiago Luís Santos
Assunto: Direito comparado
Corrupção
Disclosure
Whistleblowing (Direito)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: HERINGER, Luís Felipe Barbosa. Whistleblowing como política de combate a corrupção no Brasil: apresentação dos elementos teóricos centrais do mecanismo e análise de amostra de direito comparado sobre o tema. 2017. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A conjunta sócio-política brasileira demanda por alternativas para o combate a corrupção. A dificuldade da complexificação da atividade corruptora e fraudatória, assim como a inevitabilidade de desvios de conduta éticos inerentes à atividade humana provocam a necessidade de mecanismos de controle. O Whistleblowing apresenta-se como mecanismo de controle de riscos e método de combate a corrupção. O entendimento do mecanismo como política pública apta a detectar, corrigir e prevenir potenciais irregularidades é parte do escopo do objeto de pesquisa. Para tal, foram definidos os conceitos de Whistleblowing, sua diferenciação de institutos pré-existentes, a definição dos elementos centrais para sua estruturação e a dinâmica comportamental e econômica envolvida nesse mecanismo. A centralidade da informação no procedimento do disclosure associada a proteção ao Whistleblower foram analisadas sob o prisma da lógica compensatória retributiva como meio apto ao engajamento e empoderamento do cidadão no combate a corrupção. A solidificação dos pressupostos teóricos possibilitou uma análise comparativa de Direito estrangeiro para verificação das opções de aplicação dos mecanismos em ordenamentos jurídicos alienígenas e as escolhas já estabelecidas por esses ordenamentos. Foram selecionados para análise ordenamentos onde a prática do mecanismo já se encontra temporalmente madura e reconhecida, tais como Estados Unidos, Reino Unido, contexto geral Europeu e alguns tratados e convenções (OCDE) que particularmente influenciam ordenamento jurídico brasileiro. Por fim, propõem-se a retratação do ordenamento jurídico brasileiro em face do instituto, verificando-se se há aplicação incipiente ou madura e, se não, se pelo menos preexiste o debate sobre o tema. Ao final do trabalho, relacionou-se as propostas de regulamentação do instituto no Brasil, haja vista que parte do escopo do trabalho é fomentar o debate pela urgência da necessidade de regulação para o ordenamento pátrio, tendo em vista seus benefícios em curto e longo prazo, procedimentais e materiais, pragmáticos e ideológicos. A compilação das propostas de lei se deu pela apresentação de cada uma delas e a comparação com os marcos teóricos desenvolvidos também no presente trabalho.
Abstract: The Brazilian political and social scenarios demand for alternatives to combat corruption. The crescent complexity of corrupted schemes and fraudulent activities present a new difficulty to this combat. Also, the inevitability of wrongdoings inherent of human nature provoke the constant necessity of control mechanisms. The Whistleblowing arise as one mechanism of risk control and a corruption combat method. Understanding it as public policy able to detect, amend and prevent potential irregularities is part of this research scope. To fulfil this task, firstly the concept of Whistleblowing is presented, alongside with the differences from it and other institutes. Then the central elements are demonstrated, such as the behavior and the economic dynamics of the whistleblowing structure. Furthermore, the centrality of the information along the disclosure procedure, associated with the whistleblower’s protection, are analyzed under the view of the compensatory logic structure able to engage and empower the citizen on the corruption combat. After the consolidation of those theoretical marks, a comparative analysis of foreign laws take place to expose the options of application of this mechanism. Those selected laws were chosen from places where the whistleblowing practice was already well known and mature, such as United States, United Kingdom, European general context and some international conventions and protocols (OECD) which, particularly, influenced Brazilian juridical framework. Finally, there is a description of the actual situation of Brazilian juridical framework towards the Whistleblowing, verifying the existence or the non-existence of a debate related to the subject. At the very end of the monography, there are the description of draft bills to regulate the whistleblowing in Brazil. Part of the scope of the monography is foment the debate about the urgent necessity for this regulation in Brazil, especially considering the short and long term, procedural and material, pragmatic and ideological benefits of viewing whistleblowing as public policy. The description of those draft bills occurred by the presentation of each text and comparing it with the theoretical marks previously shown.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18237
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