Título: | O afeto como fortalecedor de autonomia e alteridade na relação entre professorxs e alunxs |
Autor(es): | Nascimento, Kika Sena do Nascimento |
Orientador(es): | Pacheco, Sulian Vieira |
Assunto: | Afetividade Laços afetivos Professores e alunos |
Data de apresentação: | 2-Out-2017 |
Data de publicação: | 8-Nov-2017 |
Referência: | NASCIMENTO, Kika Sena do Nascimento. O afeto como fortalecedor de autonomia e alteridade na relação entre professorxs e alunxs. 2017. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente monografia tem como interesse compreender, com base em estudos sobre identidade cultural, as relações de opressão no ensino-aprendizagem enquanto resultados de profundas injustiças históricas sofridas por alguns grupos da sociedade. Explicitamos algumas práticas opressivas que são impedidoras da autonomia e da alteridade no ensino-aprendizagem, dando destaque ao modo em como o centro, enquanto metáfora para o que chamamos de ‘eu’, subalterniza a periferia, entendida aqui como metáfora para o que entendemos como x ‘outrx’. Deste modo, temos como objetivo explicitar o afeto como tática fortalecedora de autonomia e alteridade na relação entre professorxs e alunxs, acreditando que a prática do afeto, numa perspectiva ética, é capaz de desconstruir tais impedidores da autonomia e da alteridade. |
Abstract: | The present assignement pursues to understand the relations of oppression within teaching/learning as results of profound historical injustices that some groups in society, based on studies about Cultural Indentity, have undergone. We display some oppressive practices that disrupt autonomy and alterity in teaching/ learning, underlining the way the center, as a metaphor for what we call ‘I’, subalternates the periphery, as a metaphor for ‘the other’. We aim to present affection as a strengthening means to autonomy and alterity in the relation between teachers and students, believing that the practice of affection in an ethical perspective is able to deconstruct such disrupters of autonomy and alterity. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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