Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CleimarRosadaSilva.pdf239,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ansiedade no meio escolar
Autor(es): Silva, Cleimar Rosa da
Orientador(es): Romeiro, Lélia Leoi
Assunto: Ansiedade
Desempenho escolar
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 16-Ago-2011
Referência: SILVA, Cleimar Rosa da. Ansiedade no meio escolar. 2011. 28 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A ansiedade é uma reação natural do organismo, ou seja, um extinto desenvolvido de sobrevivência para que o ser humano reaja diante do perigo. Até certo ponto, é necessária para a sobrevivência social. Porém quando a ansiedade é desproporcional, torna-se patológica e desencadeia uma série de sofrimentos e problemas de ordem social. A ansiedade e o medo têm suas ascendências nas reações de defesa dos animais, verificadas em respostas aos perigos comumente encontrados no meio ambiente em que vivem. Assim, quando confrontado com uma ameaça ao seu bem estar, à sua integridade física ou a própria sobrevivência, o organismo apresenta um conjunto de respostas comportamentais e neurovegetativas que caracterizam a reação de medo. A frequência cardíaca, a pressão arterial, a tensão da musculatura estriada e a condutividade elétrica da pele que aumenta quando a pele é umedecida pela transpiração, representam algumas das medidas mais usadas para medir o grau de ansiedade. No meio escolar estes transtornos tem afetado inúmeros indivíduos. Em decorrência disso, o desempenho acadêmico é baixo, há uma maior reincidência em reprovações, dúvidas quanto à escolha profissional ou até mesmo a desistência dos estudos. As terapias de relaxamento descritas neste trabalho são utilizadas para tratar diversos problemas de saúde, entre eles, a ansiedade. O relaxamento é uma resposta que leva a diminuição da atividade do Sistema Nervoso Central. Este trabalho aborda a ansiedade em seus vários aspectos, com uma breve definição do termo ansiedade, os sintomas, as principais causas, apresentando ainda algumas vias neurais responsáveis por este complexo sistema das emoções e uma descrição sobre como a ansiedade tem afetado o desempenho escolar de muitas pessoas, apontando alternativas para lidar com este problema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons