Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Romeiro, Lélia Leoi | - |
dc.contributor.author | Silva, Cleimar Rosa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleimar Rosa da. Ansiedade no meio escolar. 2011. 28 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, 2011. | en |
dc.description.abstract | A ansiedade é uma reação natural do organismo, ou seja, um extinto desenvolvido de sobrevivência para que o ser humano reaja diante do perigo. Até certo ponto, é necessária para a sobrevivência social. Porém quando a ansiedade é desproporcional, torna-se patológica e desencadeia uma série de sofrimentos e problemas de ordem social. A ansiedade e o medo têm suas ascendências nas reações de defesa dos animais, verificadas em respostas aos perigos comumente encontrados no meio ambiente em que vivem. Assim, quando confrontado com uma ameaça ao seu bem estar, à sua integridade física ou a própria sobrevivência, o organismo apresenta um conjunto de respostas comportamentais e neurovegetativas que caracterizam a reação de medo. A frequência cardíaca, a pressão arterial, a tensão da musculatura estriada e a condutividade elétrica da pele que aumenta quando a pele é umedecida pela transpiração, representam algumas das medidas mais usadas para medir o grau de ansiedade. No meio escolar estes transtornos tem afetado inúmeros indivíduos. Em decorrência disso, o desempenho acadêmico é baixo, há uma maior reincidência em reprovações, dúvidas quanto à escolha profissional ou até mesmo a desistência dos estudos. As terapias de relaxamento descritas neste trabalho são utilizadas para tratar diversos problemas de saúde, entre eles, a ansiedade. O relaxamento é uma resposta que leva a diminuição da atividade do Sistema Nervoso Central. Este trabalho aborda a ansiedade em seus vários aspectos, com uma breve definição do termo ansiedade, os sintomas, as principais causas, apresentando ainda algumas vias neurais responsáveis por este complexo sistema das emoções e uma descrição sobre como a ansiedade tem afetado o desempenho escolar de muitas pessoas, apontando alternativas para lidar com este problema. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ansiedade | en |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | en |
dc.title | Ansiedade no meio escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-08-16T15:25:39Z | - |
dc.date.available | 2011-08-16T15:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-16T15:25:39Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1819 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1819 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|