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https://bdm.unb.br/handle/10483/18186
Título: | O uso de modelos no ensino do sistema nervoso : uma prática na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Leite, Mayara Cristina de Medeiros |
Orientador(es): | Guimarães, Eliane Mendes |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Atividades lúdicas Ciências - estudo e ensino Sistema nervoso |
Data de apresentação: | Jul-2017 |
Data de publicação: | 7-Nov-2017 |
Referência: | LEITE, Mayara Cristina de Medeiros. O uso de modelos no ensino do sistema nervoso: uma prática na educação de jovens e adultos. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | O nosso trabalho procurou criar uma estratégia de ensino para o ensino da Educação de Jovens e Adultos. Procurando investigar qual a percepção de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o ensino de Sistema Nervoso com a modelagem utilizando massinha de modelar em aula. Visto que, esse conteúdo Sistema Nervoso carece de representação, pouco se vê nas escolas modelos em três dimensões do Sistema Nervoso e menos comum é a representação de neurônios. Pensando nisso, a pesquisa procurou descobrir, se eles gostam mais de aprender por meio da modelagem, se essa estratégia de ensino é útil, funcional, significativa para aprendizagem. Foi preparado um pré-teste diagnóstico aplicado com quatro estudantes de mesma turma de oitavo ano do ensino fundamental em Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Brasília CESAS (escola específica em EJA localizada na 602 da Asa Sul) para desvendar o que os alunos conheciam sobre o assunto e assim nortear o trabalho. Esse pré-teste consistiu em uma folha em branco onde eles desenharam o que sabiam ou que já tinham ouvido sobre Sistema Nervoso e elaboraram perguntas do que eles tinham curiosidade em saber. Posteriormente eles tiveram aulas sobre o sistema nervoso e a modelagem de um neurônio. Após a aula, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas sobre que percepções tiveram após a confecção do modelo neurológico. Com a análise dos dados foi possível perceber uma diferença na aquisição dos conceitos que englobam essa temática. Eles identificaram no modelo em que construíram corpo celular, dendritos, axônio, célula de mielina e nodos de ranvier. A modelagem abre as portas do construir recuperando conhecimentos já assimilados e elaborando novos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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