Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Eliane Mendes | - |
dc.contributor.author | Leite, Mayara Cristina de Medeiros | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Mayara Cristina de Medeiros. O uso de modelos no ensino do sistema nervoso: uma prática na educação de jovens e adultos. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O nosso trabalho procurou criar uma estratégia de ensino para o ensino da Educação de Jovens e Adultos. Procurando investigar qual a percepção de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o ensino de Sistema Nervoso com a modelagem utilizando massinha de modelar em aula. Visto que, esse conteúdo Sistema Nervoso carece de representação, pouco se vê nas escolas modelos em três dimensões do Sistema Nervoso e menos comum é a representação de neurônios. Pensando nisso, a pesquisa procurou descobrir, se eles gostam mais de aprender por meio da modelagem, se essa estratégia de ensino é útil, funcional, significativa para aprendizagem. Foi preparado um pré-teste diagnóstico aplicado com quatro estudantes de mesma turma de oitavo ano do ensino fundamental em Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Brasília CESAS (escola específica em EJA localizada na 602 da Asa Sul) para desvendar o que os alunos conheciam sobre o assunto e assim nortear o trabalho. Esse pré-teste consistiu em uma folha em branco onde eles desenharam o que sabiam ou que já tinham ouvido sobre Sistema Nervoso e elaboraram perguntas do que eles tinham curiosidade em saber. Posteriormente eles tiveram aulas sobre o sistema nervoso e a modelagem de um neurônio. Após a aula, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas sobre que percepções tiveram após a confecção do modelo neurológico. Com a análise dos dados foi possível perceber uma diferença na aquisição dos conceitos que englobam essa temática. Eles identificaram no modelo em que construíram corpo celular, dendritos, axônio, célula de mielina e nodos de ranvier. A modelagem abre as portas do construir recuperando conhecimentos já assimilados e elaborando novos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema nervoso | pt_BR |
dc.title | O uso de modelos no ensino do sistema nervoso : uma prática na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T11:36:17Z | - |
dc.date.available | 2017-11-07T11:36:17Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18186 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|