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https://bdm.unb.br/handle/10483/18177
Título: | O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR : perspectivas avaliativas a partir de seus egressos |
Autor(es): | Damasceno, Lorena Lins |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Professores - formação Educação básica |
Data de apresentação: | 10-Jul-2015 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | DAMASCENO, Lorena Lins. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR: perspectivas avaliativas a partir de seus egressos. 2015. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro apresenta o contexto atual
da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, fazendo uma
breve contextualização sobre a Política Nacional de Formação, à luz da legislação que a
instituiu e regulamentou, bem como das literaturas pertinentes ao tema. Este capítulo traz,
ainda, alguns dados sobre a demanda por formação inicial, coletados junto ao Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e aponta os principais
programas e ações vigentes, no âmbito do Governo Federal, voltados à formação e
valorização docente.
O Segundo capítulo ocupa-se de caracterizar o Parfor como uma das principais ações
estruturantes da Política Nacional de Formação e apresentar dados referentes ao Programa em
território nacional. Discute-se também neste capítulo, a sua complexidade da gestão e o papel
dos atores envolvidos em sua estrutura e funcionamento.
No terceiro e último capítulo, avaliamos o Parfor sob o olhar de seus alunos egressos.
Destina-se à apresentação e análise dos dados da pesquisa, obtidos a partir das respostas dos
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professores ao questionário elaborado pela equipe da Capes. Neste capítulo, fazemos uma
caracterização do perfil do professor-aluno, e tentamos responder às três questões propostas
para este estudo: qual é a visão do estudante a respeito do curso realizado, quais são suas
perspectivas avaliativas sobre o Parfor e quais são os possíveis efeitos do Programa em sua
atuação em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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