Título: | A formação em processo de alfabetizadores de jovens e adultos de camadas populares no Paranoá/DF |
Autor(es): | Vital, Tainara Rayanne da Silveira |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Professores alfabetizadores Alfabetização Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | VITAL, Tainara Rayanne Da Silveira. A formação em processo de alfabetizadores de jovens e adultos de camadas populares no Paranoá/DF. 2015. 80 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever o processo de formação de Alfabetizadores no Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos de camadas populares do Paranoá/DF, observando em que este se aproxima e distancia-se dos princípios embasadores do projeto, os quais, remetemse à uma educação que contribui para a formação de sujeitos amorosos, políticos e epistemológicos. O estudo pode ser realizado a partir da imersão no projeto durante a realização do estágio supervisionado no ano de 2014 , da produção de diários de bordo dos encontros de formação, o levantamento bibliográfico sobre o projeto e a entrevista realizada com o professor coordenador do projeto, Dr. Renato Hilário dos Reis. Os materiais foram submetidos à análise de conteúdo, foram categorizados e observados à luz das bases teóricas identificando aproximações e distanciamentos entre as etapas deste processo e essas bases. As considerações apontam para um ganho teórico por parte do projeto, apesar do afastamento da comunidade. Entretanto, a formação de alfabetizadores, num processo histórico, adquire uma metodologia própria a qual direciona os encontros de formação deste projeto. |
Abstract: | The objective of this study is to describe the Literacy training process in a Project of Literacy for Youth and Adult of popular areas of Paranoá / DF, noting that it approaches and distances itself from design principles that bases the project, which, if bring you to an education that contributes to the formation of loving, political and epistemological subjects. The study could becarried out from the immersion in the project during the course of supervised training in the year 2014, production logbooks of training meetings, the literature on the project and the interview with the teacher coordinator of the project, Dr. Renato Hilário dos Reis. The materials were submitted to discourse analysis, they were categorized and observed about the prospect of theoretical bases of these Project identifying similarities and differences between the steps of this process and these bases. The considerations point to a theoretical gain from the project as a result of a community withdrawal. However, the training of literacy teachers, a historical process acquires its own methodology which directs this project training meetings. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|