Título: | O processo de inclusão na creche |
Autor(es): | Gois, Paula Rodrigues Oliveira |
Orientador(es): | Muniz, Cristiano Alberto |
Assunto: | Educação inclusiva Educação de crianças Creches |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | GOIS, Paula Rodrigues Oliveira. O processo de inclusão na creche. 2015. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar uma instituição de educação infantil, que contempla a educação inclusiva, e discutir acerca da educação infantil inclusiva. Intenta avaliar como essa modalidade de ensino é ofertada na creche, como essa instituição se organizou para atender o educando NEE e como os profissionais lidaram com a situação. Discute, ainda, quais adaptações e atividades concretas foram feitas e realizadas na rotina da creche. O objetivo desta pesquisa é considerar um caso de inclusão de um educando NEE em uma creche no Distrito Federal. Aventa a inclusão em creches brasileiras e o modo como ela ocorre, discorrendo sobre os aspectos atendidos ou não a respeito das necessidades específicas dos alunos, e avalia elementos como a estrutura física desses ambientes. Esses itens serão levantados a partir da experiência vivenciada pela monitora da creche, no Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI-Curió), na cidade-satélite de Santa Maria/DF, que atualmente atende crianças da comunidade, cujos pais trabalham. Recebe crianças de 0 a 5 anos em funcionamento integral. Usamos, como critério de observação, a inclusão na creche, com base na nova legislação de inclusão na educação básica, e comparamos com a realidade observada, afora da teoria estudada em sala de aula, sobre inclusão. Nossa observação foi feita no espaço da escola, em geral, e mais especificamente em uma turma de primeiro período. A pesquisa foi feita no segundo semestre de 2014. Entendemos que a educação inclusiva, na atualidade, é um processo contínuo, que envolve diretamente a formação profissional e continuada. |
Abstract: | This research seeks to analyze the steps taken an early childhood institution, which includes inclusive education. Discussions of inclusive early childhood education. Analyze how this type of education is offered at daycare, and how it was organized to meet educating SEN, as professionals in the institution handled the new situation. Discussed yet, what adaptations have been made in the routine of day care, what specific activities were carried out in the nursery. The objective of this research is to analyze a case of inclusion of a SEN pupil in a kindergarten in Mexico City. Discussing about the inclusion in Brazilian day care and how it occurs, discoursing- is on aspects that are either not met the specific needs of students, by assessing this way elements such as the physical structure of these environments; these items will be picked up from the experience lived in the CEPI-curio monitors the nursery. The experiment was done in ECCE (Early Childhood Education Centre) satellite town of Santa Maria DF, currently serving children in the community, focusing and keeping children whose parents are workers. Serves children 0-5 years as full operation. We use the inclusion observation criteria in the nursery based on the new rules of inclusion in basic education and compared with the observed reality beyond the theory of inclusion studied in the classroom. Our observation was made in the school environment in general and more specific in a class of 1st period. The survey was conducted in the second half of 2014. We believe that inclusive education today is an ongoing process, and that directly involves the professional and continuing education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|