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dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorVideres, Jéssica Gomes-
dc.identifier.citationVIDERES, Jéssica Gomes. Gestão democrática no contexto escolar. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da gestão democrática no contexto escolar partindo da perspectiva apontada por Cury (2007) em que a gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, por injunção da nossa Constituição de 1988 (art. 37) transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência. A gestão democrática voltada para um processo de decisão baseado na participação e na deliberação pública, expressa um anseio de crescimentos dos indivíduos como cidadãos e do crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática. O objetivo Geral desta pesquisa é refletir a partir dos sujeitos que diretamente influenciam na gestão da escola as concepções acerca da gestão democrática. São objetivos específicos: aprofundar estudos sobre a administração escolar e sua influencia na gestão escolar; relacionar os princípios da gestão democrática na LDB/96, no PNE/2014 e na Constituição de 1988; relacionar os pressupostos teóricos sobre a gestão escolar aos existentes no campo escolar; estudar e aprofundar os princípios da gestão democrática na educação A pesquisa de campo foi feita numa escola pública do Distrito Federal e retrata por meio das entrevistas semi-estruturadas que o grande desafio que se impõem à escola é fazer valer os princípios democráticos. Além disso, retrata a necessidade de que temas como autonomia da escola, descentralização e formação dos gestores façam parte dos debates sobre a gestão democrática escolar que precisa ir além do conceito de administração escolar e integrar os processos de gestão escolar, A fala dos entrevistados reflete descompasso entre discurso e prática concreta de forma que evidencia a necessidade de inclusão do tema da gestão democrática de forma transversal aos currículos dos profissionais da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleGestão democrática no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-06T10:06:07Z-
dc.date.available2017-11-06T10:06:07Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18164-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper deals with the democratic management in the school context from the perspective pointed out by Cury (2007) in which the democratic management of education is at the same time, by injunction of our 1988 Constitution (art. 37) transparency and impartiality, autonomy and participation , leadership and collective work, representativeness and competence. The geared democratic management for a decision-making based on participation and public deliberation, expresses a longing for growth of individuals as citizens and the growth of society as a democratic society. The general objective of this research is reflected from the subject that directly influence the school management the conceptions of democratic management. Specific objectives: further studies on school administration and its influence on school management; relate the principles of democratic management in the LDB / 96 in PNE / 2014 and in the 1988 Constitution; relate the theoretical assumptions on school management existing in the school field; study and deepen the principles of democratic governance in education field research was done in a public school in the Federal District and portrays through semi-structured interviews that the great challenge which require the school is to enforce democratic principles. In addition, portrays the need for issues such as school autonomy, decentralization and training of managers are part of discussions on the democratic school management that needs to go beyond the concept of school management and integrate the school management processes, Speech of respondents reflects gap between discourse and actual practice so that highlights the need for inclusion theme democratic management across the board the curricula of education professionals.pt_BR
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