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Título: Audiodescrição como recurso pedagógico nas escolas : oportunidades iguais para necessidades diferentes
Autor(es): Fiore, Sofia Ferreira Alves
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Recursos audiovisuais
Crianças deficientes visuais
Audiodescrição
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Nov-2017
Referência: FIORE, Sofia Ferreira Alves. Audiodescrição como recurso pedagógico nas escolas: oportunidades iguais para necessidades diferentes. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa contribuir para uma escola cada vez mais disponível a diferença, justa, inclusiva e que ratifique uma prática pedagógica na cidadania e não para a cidadania. Visa também estudar normas, leis, e aspectos da educação inclusiva no Brasil assim como a formação docente. O objetivo deste trabalho é pesquisar sobre a audiodescrição e sua aplicação no universo escolar, como um recurso pedagógico e de acessibilidade que visa incluir crianças com deficiência visual. O objetivo específico é propor atividades pedagógicas com audiodescrição para serem utilizadas por professores dento e fora das salas de aula. À luz da teoria recorremos a autores como MOTTA (2014), FREIRE () e SILVA (2009). Metodologicamente passamos pelo levantamento de bibliográfica referente a audiodescrição para crianças e a educação inclusiva no Brasil, bem como o estudo de filmes lançados comercialmente com audiodescrição para crianças. Em seguida, as atividades foram propostas. Ao final, consideramos que a audiodescrição utilizada como um recurso pedagógico pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência visual e baixa visão e criar igualdade de oportunidades culturais e educacionais para elas.
Abstract: This work aims at contributing for the ideal of a more equitable and inclusive school, opened to differences, which ratifies a pedagogical practice within citizenship and not for citizenship. It also aims at studying rules, laws and aspects of the inclusive education in Brazil, as well as the training of teachers. The main objective here is to make a research on audio description and its applicability on the school environment, as a pedagogical and accessibility resource that includes visually impaired children. Another objective is the proposal of pedagogical activities with audio description to be applied by teachers inside or outside the classroom. The theoretical approaches are grounded on authors like MOTTA (2014), FREIRE () e SILVA (2009). As methodological procedures, a bibliographic research referring to audio description for children and inclusive education in Brazil was made, as well a study about audio described films for children commercialized in the country. After that, the activities were proposed. As a result, this study points that the audio description as a pedagogical resource may benefit the teaching/learning process of visually impaired children and create equity of cultural and educational opportunities for them.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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