Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NadielleBaldezDeMelo_tcc.pdf681,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma ouvinte entre mundos : a criança filha de pais surdos, suas interações linguísticas e os potenciais da aquisição da língua de sinais
Autor(es): Melo, Nadielle Baldez de
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Surdos
Crianças - desenvolvimento
Língua brasileira de sinais
Crianças
Crianças bilingues
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: MELO, Nadielle Baldez de. Uma ouvinte entre mundos: a criança filha de pais surdos, suas interações linguísticas e os potenciais da aquisição da língua de sinais. 2015. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo monográfico aborda uma perspectiva de investigação sobre crianças ouvintes filhas de pais surdos (CODA) e as repercussões que esta condição implica em sua vida social, escolar e familiar bem como no seu desenvolvimento cognitivo, interacional e linguístico. Serão apresentadas as características e particularidades que esta caracterização singular acarreta e os benefícios para desenvolvimento integral dos filhos de surdos diante das aquisições socioculturais e cognitivas desenvolvidas naturalmente, assim como questões relativas às potencialidades multiculturais e linguísticas das crianças bilíngues. Promovendo embasamento e justificativa, visa-se a apresentação de resultados de entrevistas realizadas com os sujeitos envolvidos neste contexto por meio de métodos de pesquisa qualitativa. São evidenciadas as ramificações referentes às competências linguísticas, comunicativas e interacionais decorrentes do aprendizado bilíngue referente à Língua Brasileira de Sinais e à percepção sobre as propriedades e potencialidades destas aquisições para o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos ouvintes. Destaca-se ainda não apenas as contribuições escolares e curriculares deste aprendizado, mas também a possibilidade de aprimorar e democratizar as práticas docentes vigentes no sistema educacional.
Abstract: This monograph examines research on hearing children of deaf parents and the repercussions of this condition on their social, educational and family life as well as their cognitive, interactional and linguistic development. This study presents the characteristics and peculiarities that this unique situation entails and the benefits for overall development of Children Of Deaf Adults (CODA), taking into account the socio-cultural and cognitive acquisitions that are developed naturally as well as issues relating to the multicultural and linguistic potential of bilingual children. The aim is to present results of interviews conducted with the subjects using qualitative research methods. The ramifications are evident relating to linguistic, communicative and interactive skills that arise from bilingual learning related to Brazilian Sign Language. The properties and potential of these acquisitions for the cognitive development of hearing children of deaf parents are discussed. The scholastic and curricular contributions of this learning approach are also noted, as well as the possibility to improve and democratize teaching practices that prevail in the educational system.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons