Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_UbiramardeJesusOliveira.pdf799,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre a importância da abordagem de bioética nas séries do ensino fundamental, médio e EJA pelos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Ubiramar de Jesus
Orientador(es): Teixeira, Leandro Dias
Assunto: Bioética
Ética
Professores
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 15-Ago-2011
Referência: OLIVEIRA, Ubiramar de Jesus. Análise sobre a importância da abordagem de bioética nas séries do ensino fundamental, médio e EJA pelos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2011, 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A Bioética é o ramo da Ética que tem como referencial as questões referentes à saúde, a vida e a morte dos seres humanos. Desta forma se torna importantíssima a sua abordagem nas aulas de Ciências e Biologia, por parte dos professores do Ensino Médio e Fundamental do ensino regular e modalidade EJA. Sabemos que o tratamento de temas polêmicos como eutanásia, aborto, uso de drogas, doação e tráfico de órgãos, dentre muitos outros, são questões que devem ser discutidas em sala de aula, levando-se em conta valores sociais, morais e religiosos que os alunos trazem consigo para dentro do ambiente escolar e que na maioria dos casos esbarram na moral e nos costumes sociais, sem reflexos verdadeiramente éticos, e que por isso se torna essencial o trato da Bioética no processo educacional por profissionais competentes e compromissados com a educação. Desta forma o presente trabalho buscou aferir por meio de abordagem qualitativa, o grau de importância dado ao trato da Bioética, seja de maneira interdisciplinarizada ou transversalmente, juntamente com as disciplinas de Ciências e Biologia, por parte dos professores que ministram essas áreas do conhecimento, bem como o conhecimento desses docentes sobre essa Ciência da Moral, assim conceituada a Ética por D’ASSUMPÇÃO (1998), quando aplicada à saúde e vida humana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1814
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.