Resumo: | Este trabalho monográfico tem por objetivo, analisar como e para que os professores da Educação Infantil trabalham o desenho livre da criança. Assim, coloco a importância do profissional da primeira etapa da educação básica ter o conhecimento sobre o desenho infantil e possibilitar a realização do desenho pela criança. Apresento também, as fases de desenvolvimento do desenho. Tive como base autores como Vigotski, Henri Luquet e Piaget. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e por fim, foi aplicado um questionário para professoras da Educação Infantil de uma escola particular, localizada na Ceilândia. O presente trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo trata de alguns aspectos históricos da Educação Infantil no Brasil, explicitando como esta surgiu e ganhou espaço no aspecto legal, tendo como base a Constituição, o Estatuto da criança e do adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e como está a educação infantil no DF, tendo como base o Currículo em Movimento. O segundo capítulo, refere-se ao desenho infantil, apresentando um breve histórico de como surgiu o interesse em estudar o desenho da criança, suas fases de desenvolvimento e a importância deste fazer parte da prática pedagógica do professor. E por fim, foi dialogado com alguns autores, as respostas de algumas professoras da Educação Infantil com relação ao desenho livre trabalhado em sala de aula. Para concluir essa pesquisa, apresento considerações finais, fazendo uma reflexão diante do tema estudado, e a partir das discussões teóricas, que o desenho infantil precisa ser mais estudado pelos professores da Educação Infantil, e ser incentivado em sala de aula, de maneira que a criança desenhe livremente e que nas atividades desenvolvidas, a criança possa usar a criatividade, desenhar e pintar conforme seu interesse e necessidade. |