Título: | Avaliação do autoconceito em estudantes de EJA : educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Ribeiro, Caroline Aparecida de Oliveira |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 10-Dez-2012 |
Data de publicação: | 1-Nov-2017 |
Referência: | RIBEIRO, Caroline Aparecida de Oliveira. Avaliação do autoconceito em estudantes de EJA: educação de jovens e adultos. 2012. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral Investigar se os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) têm autoconceito elevado e como objetivos específicos descrever o perfil sócio-econômico dos estudantes da EJA, bem como identificar o autoconceito dos estudantes de EJA, seja este elevado ou não. O instrumento utilizado foi a Escala Fatorial do Autoconceito (EFA), proposta por Tamayo (1981), por meio da qual é possível aferir as dimensões somática, pessoal, social e ético-moral do autoconceito. Foram coletados dados de 5 estudantes da EJA numa escola pública de ensino médio em Ceilândia. Os resultados mostraram que esses estudantes vêm de uma realidade socioeconômica desfavorável, além de revelarem que seus autoconceitos são elevados. Tendo em vista que o autoconceito se constrói e se reconstrói ao longo da vida, espera-se que este estudo possa contribuir para um olhar, por parte dos promotores de educação em seus mais diversos âmbitos, no sentido de que trabalhar o autoconceito na EJA é tão necessário quanto nas demais modalidades de ensino. |
Abstract: | This study aimed to investigate whether students YAE (Youth and Adult) have high self-concept and specific objectives describe the socio-economic profile of students in adult education, as well as identify students' self-concept of adult education, whether this high or not. The instrument used was the Self-Concept Scale Factor (EFA), proposed by Tamayo (1981), through which it is possible to measure the dimensions somatic, personal, social and moral-ethical self-concept. Data were collected from five students in a school EJA public high school in Ceilândia. The results showed that these students come from a socioeconomic reality unfavorable, and show that their self-concepts are high. Given that the self is constructed and 18 reconstructed throughout life, it is expected that this study can contribute to a look, by the promoters of education in their various fields, in the sense that the self-concept work is the EJA as necessary as in other forms of education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|