Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf697,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
Autor(es): Santiago, Leonardo Igor Menezes
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Comércio internacional
Concorrência
Exportação
Importação
Aeronáutica comercial
Comércio
Comércio - estratégias
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: SANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal usar o conceito de diferenciação de produto, como apresentado por Krugman (1979), para explicar o desempenho das exportações brasileiras de aeronaves durante o período de 2005-2015, em especial no que tange à Embraer. Foram analisados dados sobre comércio e produção industrial dos maiores e principais fabricantes de jatos executivos, incluindo a Embraer, e como a empresa conseguiu se consolidar no mercado por estratégia de nicho de mercado. A conclusão que se chega é que empresas inseridas em mercados caracterizados por competição monopolística, como o caso da aviação, se utilizam da diferenciação de produto como estratégia de aumentar o volume de vendas e permanecer competitivo internacionalmente.
Abstract: This monograf has the main purpose of taking the differentiated products concept, as shown by Krugman (1979), to explain the Brazilian airplane exports through the period of 2005 to 2015, specially concerning the Embraer exports. It was taken and analyzed data about trade and industry output from the main executive jets manufacturers, Embraer included, and how this firm was able to achieve gains by niche market strategy. The conclusion is that manufacturers inserted in monopolistic competition markets, like the aviation sector, use the differentiation of products as a strategy to raise the billings and keep competitive in a international environment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons