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dc.contributor.advisorCabello, Andrea Felippe-
dc.contributor.authorSantiago, Leonardo Igor Menezes-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal usar o conceito de diferenciação de produto, como apresentado por Krugman (1979), para explicar o desempenho das exportações brasileiras de aeronaves durante o período de 2005-2015, em especial no que tange à Embraer. Foram analisados dados sobre comércio e produção industrial dos maiores e principais fabricantes de jatos executivos, incluindo a Embraer, e como a empresa conseguiu se consolidar no mercado por estratégia de nicho de mercado. A conclusão que se chega é que empresas inseridas em mercados caracterizados por competição monopolística, como o caso da aviação, se utilizam da diferenciação de produto como estratégia de aumentar o volume de vendas e permanecer competitivo internacionalmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
dc.subject.keywordConcorrênciapt_BR
dc.subject.keywordExportaçãopt_BR
dc.subject.keywordImportaçãopt_BR
dc.subject.keywordAeronáutica comercialpt_BR
dc.subject.keywordComérciopt_BR
dc.subject.keywordComércio - estratégiaspt_BR
dc.titleDiferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T14:06:04Z-
dc.date.available2017-10-31T14:06:04Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18121-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograf has the main purpose of taking the differentiated products concept, as shown by Krugman (1979), to explain the Brazilian airplane exports through the period of 2005 to 2015, specially concerning the Embraer exports. It was taken and analyzed data about trade and industry output from the main executive jets manufacturers, Embraer included, and how this firm was able to achieve gains by niche market strategy. The conclusion is that manufacturers inserted in monopolistic competition markets, like the aviation sector, use the differentiation of products as a strategy to raise the billings and keep competitive in a international environment.pt_BR
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