Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MairaAmericanoDoBrasil_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Socioeducação no estado de exceção : a restrição de liberdade e as concepções dos agentes socioeducativos na Unidade de Atendimento em Semiliberdade de Taguatinga UAST- DF
Autor(es): Brasil, Maira Americano do
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Crianças socialmente desajustadas - educação
Sociologia educacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: BRASIL, Maira Americano do. Socioeducação no estado de exceção: a restrição de liberdade e as concepções dos agentes socioeducativos na Unidade de Atendimento em Semiliberdade de Taguatinga UAST-DF. 2017. 127 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos Agentes Socioeducativos existentes nas ações socioeducativas com vistas à reintegração social no interior da Unidade de Atendimento em Semiliberdade de Taguatinga (UAST). Para tanto, investigou-se o marco histórico do direito de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, os principais documentos que regem o ordenamento legal no Brasil e em Brasília e as concepções que perpassam esta trajetória histórica, a fim de evidenciar o cotidiano das ações socioeducativas. A pesquisa de natureza quali-quantitativa utilizou-se de questionário aplicado aos Agentes Socioeducativos. Este trabalho buscou traçar o perfil dos Agentes Socioeducativos de uma Unidade de Semiliberdade do Distrito Federal e conclui que as concepções provenientes do paradigma da Situação Irregular de crianças e adolescentes, no século passado, não foram superadas, o que contribui para a dificuldade de garantir e efetivar o direito público subjetivo que perpassa a Doutrina da Proteção Integral e os documentos que a legitimam, como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e o I Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal – PDASE. Conclui ainda, que a sociedade brasileira instrumentaliza a violência, a coerção e o controle social em detrimento de ações efetivas que viabilizem a reintegração de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa, contribuindo, portanto, para a não superação do cenário de privação de direitos básicos a crianças e adolescentes brasileiros.
Abstract: This work aims to analyze the conceptions existing in the Socioeducational Actions with a view to social reintegration within the Taguatinga Semiliberty Care Unit (UAST). In order to do so, we investigated the historical framework of the right of children and adolescents in Brazil and in the world, the main documents that govern the legal order in Brazil and Brasilia and the conceptions that go through this historical trajectory, in order to highlight the daily life of Socioeducative actions. The qualitative-quantitative research was used a questionnaire applied to the Socio-educational Agent. This work concludes that the conceptions coming from the paradigm of the Irregular Situation of children and adolescents, in the last century, have not been overcome, which contributes to the difficulty of guaranteeing and effecting the subjective public right that permeates the Doctrine of Integral Protection and the documents that To legitimize it, such as the National Socio-Educational Service System - SINASE, the Statute of the Child and the Adolescent - ECA and the Ten Year Plan of Socio-Educational Assistance of the Federal District - PDASE. It also concludes that Brazilian society instrumentalizes violence, coercion and social control in detriment of effective actions that enable the reintegration of adolescents in compliance with the Socio-educational Measure, thus contributing to the non-overcoming of the scenario of deprivation of basic rights to Children and adolescents.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons