Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioPinheiroDellaGiustina_tcc.pdf2,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Música e gênero : a divisão sexual dos instrumentos musicais no contexto da Escola de Música de Brasília
Autor(es): Della Giustina, Caio Pinheiro
Orientador(es): Sautchuk, João Miguel Manzolillo
Assunto: Música - sexismo
Músicos - instrumentistas
Gênero - relações
Escola de Música de Brasília
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: DELLA GIUSTINA, Caio Pinheiro. Música e gênero: a divisão sexual dos instrumentos musicais no contexto da Escola de Música de Brasília. 2017. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa busca compreender a divisão sexual dos instrumentos no contexto da Escola de Música de Brasília (EMB), além de levar em consideração várias situações internas à escola que refletem dinâmicas de gênero e, consequentemente, relações de poder. Essas situações dizem respeito a observação, descrição e análise das interações entre os nativos dentro de grupos de redes sociais e nos corredores da Escola. Busca-se sugerir quais aspectos sociais influenciam a “escolha” dos nativos de tocar determinado instrumento musical. Dessa forma, levanta-se aspectos genealógicos, simbólicos, de relações de poder, ideológicos, performativos, políticos, mercadológicos, estéticos, econômicos, para se desnaturalizar as concepções, por exemplo, de que se toca um instrumento por características corpóreas. Em outras palavras, busca-se desnaturalizar noções do senso comum que se passam em relação ao gênero e fazer musical.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons