Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioCrivellenteCristo_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participar Assinatura : software educacional de apoio à escrita do nome próprio para pessoas com deficiência intelectual
Autor(es): Cristo, Caio Crivellente
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Coorientador(es): Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão
Assunto: Tecnologia assistiva
Software de aplicação - desenvolvimento
Software educacional
Data de apresentação: 29-Set-2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: CRISTO, Caio Crivellente. Participar Assinatura: software educacional de apoio à escrita do nome próprio para pessoas com deficiência intelectual. 2017. xi, 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento e testes de um software produzido para auxiliar pessoas com deficiência intelectual a aprenderem a assinatura do próprio nome. O sistema é um aplicativo para tablets com Android que pode ser complementar às práticas pedagógicas do professor. Ele colabora com a inclusão social, já que aproxima os estudantes da realidade dos dispositivos móveis, assunto muito importante nos dias de hoje. O software foi testado e validado em escola pública do Distrito Federal e obteve respostas positivas sendo bem aceito por professores e estudantes. Isso torna esta ferramenta de ensino uma aliada ao trabalho pedagógico já desenvolvido pelo professor, no processo de ensino do nome próprio.
Abstract: This paper describes the process of development and testing of software produced to help people with intellectual disabilities learn to sign their own name. The system is an application for tablets with Android that can be complementary to the pedagogical practices of the teacher. It collaborates with social inclusion, since it brings students closer to the reality of mobile devices, a very important subject nowadays. The software was tested and validated in a public school in the Federal District and obtained positive responses, being well accepted by teachers and students. This makes this teaching tool allied to the pedagogical work already developed by the teacher, in the process of teaching the proper name.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons