Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioCrivellenteCristo_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeneziano, Wilson Henrique-
dc.contributor.authorCristo, Caio Crivellente-
dc.identifier.citationCRISTO, Caio Crivellente. Participar Assinatura: software educacional de apoio à escrita do nome próprio para pessoas com deficiência intelectual. 2017. xi, 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve o processo de desenvolvimento e testes de um software produzido para auxiliar pessoas com deficiência intelectual a aprenderem a assinatura do próprio nome. O sistema é um aplicativo para tablets com Android que pode ser complementar às práticas pedagógicas do professor. Ele colabora com a inclusão social, já que aproxima os estudantes da realidade dos dispositivos móveis, assunto muito importante nos dias de hoje. O software foi testado e validado em escola pública do Distrito Federal e obteve respostas positivas sendo bem aceito por professores e estudantes. Isso torna esta ferramenta de ensino uma aliada ao trabalho pedagógico já desenvolvido pelo professor, no processo de ensino do nome próprio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordSoftware de aplicação - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.titleParticipar Assinatura : software educacional de apoio à escrita do nome próprio para pessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-30T11:31:22Z-
dc.date.available2017-10-30T11:31:22Z-
dc.date.submitted2017-09-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18049-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maraísa Helena Borges Estevão-
dc.description.abstract1This paper describes the process of development and testing of software produced to help people with intellectual disabilities learn to sign their own name. The system is an application for tablets with Android that can be complementary to the pedagogical practices of the teacher. It collaborates with social inclusion, since it brings students closer to the reality of mobile devices, a very important subject nowadays. The software was tested and validated in a public school in the Federal District and obtained positive responses, being well accepted by teachers and students. This makes this teaching tool allied to the pedagogical work already developed by the teacher, in the process of teaching the proper name.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons