Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Nara Maria | - |
dc.contributor.author | Cantalice, Thiago Lopes | - |
dc.identifier.citation | CANTALICE, Thiago Lopes. Políticas públicas de educação profissional e tecnológica e de educação do campo: análise da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Profissional – PRONATC, na modalidade PRONATC Campo. 2017. 149 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento histórico da Educação no Brasil é marcado pela dicotomia educacional que determinou a destinação da Educação Profissional e Tecnológica para a formação rápida dos pobres para o mercado de trabalho, papel que vem sendo ressignificado pelo governo federal nos últimos anos. Em paralelo, no espaço rural brasileiro, se fortaleciam os movimentos sociais do campo, e a luta por uma educação que não fosse apenas localizada no campo, mas realizada com o protagonismo do sujeito do campo, o que caracterizou a chamada Educação do Campo. Estas duas histórias se cruzam na constituição do Programa Nacional de Educação do Campo –PRONACAMPO, que por interface com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, implementou o Pronatec Campo com o objetivo de promover espaços de qualificação profissional e técnica para agricultores familiares, beneficiários da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. Neste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia foram coletados e analisados os dados quantitativos das diferentes fases de execução do Pronatec Campo, durante o ano de 2013 a 2016, sob a perspectiva de um graduando do curso de pedagogia que teve a oportunidade de acompanhar, como servidor público, o desenvolvimento do projeto, no âmbito de sua Coordenação Nacional. Como resultado da pesquisa expõem-se uma análise da implementação do programa de acordo com seus anos de desenvolvimento, apontando os fatores que contribuíram para isso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de educação profissional e tecnológica e de educação do campo : análise da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Profissional – PRONATC, na modalidade PRONATEC Campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T11:23:45Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T11:23:45Z | - |
dc.date.submitted | 2017-08-24 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18048 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|