Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mella, José Luiz Villar | - |
dc.contributor.author | Silva, Núbia Paulo e | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Núbia Paulo e. A influência do capital cultural no curso de Pedagogia da UnB. 2017. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de Conclusão de Curso, teve início ao observar o Ambiente Escolar e o Universitário, ao notar as diferenças tanto na vivência de aprendiz quanto no percurso de observadora e partícipe da ação de ensinar. As diversas realidades de cada aluno numa mesma sala de aula e também pela participação e a vivência discente, no Campus Universitário, no dia a dia e no esforço para realização da conquista do título de Licenciada na UnB (Universidade de Brasília). Este estudo também contempla a aquisição de informações envolvendo sete alunos do curso de Pedagogia da UnB, visa observar as características culturais desses alunos, aspectos materiais e simbólicos que lhes são agregados, como: os lugares culturais que mais frequentam, o acesso a bens culturais, hábitos de leitura, acesso a cursos de línguas estrangeiras e demais aspectos culturais que lhes constituem. Também aspectos familiares como o nível de escolaridade de seus pais, a renda familiar e também a percepção em relação ao Curso e a Universidade, já que o aluno tem um relacionamento amplo com ela. Tenta perceber, quais as pretensões dos alunos depois de formados. Diante desse olhar, surgiram os seguintes questionamentos: será que os alunos da Pedagogia são alunos favorecidos culturalmente? Quais são os hábitos culturais desses alunos? A Universidade é diferente diante das Academias? A escolha do curso se deu por afinidade ou por outras motivações? Também leva em consideração uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, tendo como norte a Teoria da Reprodução de Pierre Bourdieu, seis desses alunos são recém-formados. Ressalta-se que este estudo baseou-se muito pouco em obras originais, devido a complexidade do tema em questão. Desse modo, a formação dos indivíduos contempla diversos expoentes, repercutidores no ambiente interior da Escola/Universidade, aliá-la a fatores dotados de especiais saberes não levaram a satisfação dos questionamentos que surgiram. O capital cultural surgiu como mais um aliado, mais um fator, um motivador para repensar a reprodução social e promover, lutar, para a equalização das diferenças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A influência do capital cultural no curso de Pedagogia da UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T11:12:53Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T11:12:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18047 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work of Conclusion of Course, began when observing the School Environment and the University, when noting the differences both in the experience of apprentice as in the course of observer and participant of the action of teaching. The different realities of each student in the same classroom and also for the participation and the student experience, in the University Campus, in the day to day and in the effort to achieve the title of Graduated in UnB (University of Brasilia). This study also contemplates the acquisition of information involving seven students of the Pedagogy course of UnB, aims to observe the cultural characteristics of these students, material and symbolic aspects that are added to them, such as: cultural places that frequent, access to cultural goods, Reading habits, access to foreign language courses and other cultural aspects that constitute them. Also familiar aspects such as the level of education of their parents, the family income and also the perception in relation to the Course and the University, since the student has a broad relationship with her. Try to realize, what the pretensions of students after graduating. Faced with this look, the following questions arose: are Pedagogy students being culturally favored students? What are the cultural habits of these students? Is the University different from the Academies? Was the choice of course due to affinity or other motivations? Also takes into consideration a bibliographical research on the subject, having as Pierre Bourdieu's Theory of Reproduction, six of these students are newly graduated. It should be emphasized that this study was based very little on original works, due to the complexity of the subject in question. In this way, the formation of the individuals contemplates diverse exponents, repercussions in the interior environment of the School / University, allying it to factors endowed with special knowledge did not take the satisfaction of the questions that arose. Cultural capital emerged as another ally, another factor, a motivator for rethinking social reproduction and promoting, fighting, for the equalization of differences. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette réalisation de travaux de cours, a commencé à observer le milieu scolaire et l'Université, en notant les différences à la fois l'expérience d'apprentissage à titre d'observateur dans le cours et participant de l'action pédagogique. Les différentes réalités de chaque élève dans la même classe et aussi la participation et de l'expérience des étudiants sur le campus universitaire, le jour et l'effort pour mener à bien le degré de titre Succès à l'UNB (Université de Brasilia). Cette étude comprend également l'acquisition d'informations impliquant sept étudiants de la Faculté d'éducation de l'UNB, vise à observer les caractéristiques culturelles de ces aspects symboliques auxquels ils sont ajoutés les étudiants, le matériel et, tels que: lieux culturels plus fréquents, l'accès aux biens culturels, habitudes de lecture, l'accès à des cours de langues étrangères et d'autres aspects culturels qui les constituent. Aussi aspects familiers tels que le niveau d'éducation de leurs parents, le revenu familial et aussi la perception du cours et de l'Université, que l'étudiant a une vaste relation avec elle. Essayez de comprendre ce que les revendications des étudiants après l'obtention du diplôme. Face à ce regard, a émergé les questions suivantes: Est-ce que les étudiants de la pédagogie sont favorisés culturellement étudiants? Quelles sont les habitudes culturelles de ces étudiants? L'Université est différente sur les académies? Le choix des cours est donné par affinité ou d'autres motivations? Il prend également en considération une recherche documentaire sur le sujet, avec le nord de la théorie de la lecture Pierre Bourdieu, six de ces étudiants sont diplômés. Il est à noter que cette étude a été basée sur très peu de travaux originaux, en raison de la complexité de la question à portée de main. Ainsi, la formation des individus comprend plusieurs exposants, repercutidores environnement au sein de l'Ecole / Université, aliyah à des facteurs dont la connaissance spéciale n'a pas conduit à la satisfaction des questions qui se posent. Le capital culturel a émergé comme un autre allié, un autre facteur, un facteur de motivation pour repenser la reproduction sociale et de promouvoir, combattre, pour égaliser les différences. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18047 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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