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Título: Relação teoria-prática na formação do pedagogo do curso noturno da Universidade de Brasília
Autor(es): Bittencourt, Nádia
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Pedagogos - prática profissional
Pedagogia - estudo e ensino
Professores - formação
Data de apresentação: 15-Set-2017
Data de publicação: 27-Out-2017
Referência: BITTENCOURT, Nádia. Relação teoria-prática na formação do pedagogo do curso noturno da Universidade de Brasília. 2017. 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa analisou a articulação teoria-prática na formação do pedagogo no Curso de Pedagogia noturno da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A opção pela abordagem qualitativa de pesquisa se justificou pela natureza do objeto estudado. Na pesquisa qualitativa, pesquisadora e sujeitos participantes são protagonistas, sendo que a pesquisadora se compromete com a análise das informações obtidas, com instrumento planejado para tal, considerando o contexto e os sujeitos participantes. A opção pelo Estudo de Caso justificou-se pelo interesse em compreender aspectos particulares do curso de Pedagogia noturno, em um contexto multirreferencial, a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, que oferece o curso também no diurno com especificidades diferentes no que se refere às possibilidades de articular teoria e prática na formação docente. Para levantamento dos dados, foram aplicados questionários junto aos estudantes e professores do curso e analisados os seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006 e o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia (2002) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A análise dos dados possibilitou identificar que, embora o Projeto Acadêmico do curso de Pedagogia apresente a formação na perspectiva da práxis, ainda é necessário avançar na indissociabilidade da relação teoria-prática. O caráter hegemônico prevalece nas políticas curriculares e nas políticas de formação docente, afetando a práxis. Na pesquisa são apontados diversos caminhos possíveis e é certo que outros surgirão, à medida que toda a sociedade compreenda que a educação é estratégica para o país e mais ainda na formação do Pedagogo, responsável pela educação nos anos iniciais de escolarização.
Abstract: The research analyzed the theory-practice articulation in the training of the pedagogue in the nocturnal course of Pedagogy at the Faculty of Education of the University of Brasília. The choice of the qualitative research approach was justified by the nature of the studied object. In the qualitative research, researcher and participating subjects are protagonists, being that the researcher is committed to the analysis of the information obtained, with an instrument planned for such, considering the context and the participants subjects. The option for the Case Study was justified by the interest in understanding particular aspects of the nocturnal Pedagogy course, in a multireferential context, the Faculty of Education of the University of Brasilia, which also offers the course at daytime with different specificities regarding possibilities for articulating theory and practice in teacher education. In order to collect the data, questionnaires were applied to the students and teachers of the course and the following documents were analyzed: National Curricular Guidelines 2006 and the Academic Project of the Pedagogy Course (2002) of the Faculty of Education of the University of Brasília. The analysis of the data made it possible to identify that, although the Academic Project of the Pedagogy course presents training from a praxis perspective, it still is necessary to advance in the indissociability of the theory-practice relation. The hegemonic character prevails in the curricular policies and the policies of teacher training, affecting the praxis. In the research, several possible paths are pointed out and others will surely emerge as the whole of society understands that education is strategic for the country and even more so in the Pedagogue formation, responsible for education in the initial years of schooling.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
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