Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SergioBrunoAguiarUrsulino_tcc.pdf696,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise principiológica da independência dos poderes na elaboração do orçamento de pessoal na proposta de Lei Orçamentária Anual do Poder Judiciário e do Ministério Público da União
Autor(es): Ursulino, Sérgio Bruno Aguiar
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Autonomia financeira
Normas constitucionais
Lei Orçamentária Anual (LOA)
Ministério Público da União (MPU)
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 22-Ago-2017
Referência: URSULINO, Sérgio Bruno Aguiar. Análise principiológica da independência dos poderes na elaboração do orçamento de pessoal na proposta de Lei Orçamentária Anual do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa trata sobre o ser humano e suas várias demandas para sobreviver. Para conseguir realizar as tarefas necessárias à sua sobrevivência, o homem percebeu que deveria se reunir com seus pares. Esses agrupamentos foram tornando-se cada vez mais complexos e estruturados. Assim se chegou a esse modelo de organização do planeta – divisão em Estados que abrange toda a esfera terrestre, prevalecendo a soberania entre eles. Nos Estados também houve a necessidade de se organizar, para dividir suas atribuições, impossibilitando a concentração de poder em uma pessoa ou grupo. Isso importou em divisão de funções e controle mútuo de suas atribuições, seguindo a ideia do sistema de pesos e contrapesos. Para manter essa divisão de forma harmônica, faz-se mister a independência entre eles. Essa imposição recai na necessidade de que tenham total autonomia, sem limitações ou subordinação entre eles. Esse modelo republicano abandonou definitivamente modelos autoritários e ditatoriais. Sem essa estruturação de repartição funcional jamais se chegaria ao modelo democrático e republicano em que, a despeito de ser uno, divide seus poderes. Essa independência deve atingir todas as esferas e os âmbitos de Governo, pois, caso contrário, deformidades pontuais poderiam terminar por colapsar todo o modelo. Não poderia ser diferente na área administrativa e financeira, pois os Poderes necessitam de autonomia para se organizarem e se estruturarem de forma eficiente e customizadas às suas peculiaridades e necessidades. Ante o exposto, um estudo sobre o respeito à independência dos Poderes no âmbito administrativo e financeiro torna-se de suma importância.
Resumén: Esta investigación trata sobre el ser humano y sus varias demandas para sobrevivir. Para lograr realizar todas esas tareas necesarias para su supervivencia, el hombre percibió que debía reunirse con sus pares. Estas agrupaciones se fueron cada vez más complejas y estructuradas. Así se llegó a ese modelo de organización del planeta - división en Estados que abarca toda la esfera terrestre, prevaleciendo la soberanía entre ellos. . Internamente a los Estados, también hubo la necesidad de organizarse, para dividir sus atribuciones imposibilitando la concentración de poder en una persona o grupo de ellas. Esto causó en división de funciones y control mutuo de sus atribuciones, siguiendo la idea del sistema de pesos y contrapesos. Para mantener esta división de forma armónica, se hace menester la independencia entre ellos. Esta imposición recae en la necesidad de que tengan total autonomía para actuar, sin ninguna limitación o subordinación entre ellos. Este modelo republicano abandonó definitivamente modelos autoritarios y dictatoriales. Sin esa estructuración de reparto funcional jamás se llegaría al modelo democrático y republicano en que, a pesar de ser uno, divide sus poderes. Esta independencia debe alcanzar todas las esferas y ámbitos de gobierno, pues de lo contrario, deformidades puntuales podrían terminar por colapsar todo el modelo. No podría ser diferente en el área administrativa y financiera, pues los Poderes necesitan autonomía para organizarse y estructurarse de forma eficiente y personalizada a sus peculiaridades y necesidades. Ante lo expuesto, un estudio sobre el respeto a la independencia de los Poderes en el ámbito administrativo y financiero se vuelve de suma importancia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons