Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GleidedosSantosFirmino.pdf13,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A corrida em busca de espectadores : um programa educativo chamado concreto nas escolas
Autor(es): Firmino, Gleide dos Santos
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro
Plateias de teatro
Representação teatral
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 9-Ago-2011
Referência: FIRMINO, Gleide dos Santos. A corrida em busca de espectadores: um programa educativo chamado concreto nas escolas. 2011. [53] f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a escassez de espectadores em nossas salas de espetáculo. E apresenta uma possível solução para esse problema que é a pedagogia do espectador. Esse novo termo vem sendo discutido por alguns pesquisadores do fazer teatral, e colocado em prática por alguns coletivos de teatro preocupados em criar mecanismos de formação de platéias. Traz como foco o Concreto nas Escolas, ação para formação de espectadores realizada pelo grupo Teatro do Concreto em escolas públicas de ensino médio do DF. A monografia procura fazer um panorama sobre essa nova metodologia de formação, a partir do que foi realizado na primeira edição do projeto, em 2008. Para isso descreve o roteiro pedagógico desenvolvido para o a aplicação dessa atividade, apresentando também como o projeto foi recebido pelas escolas e o contato com o público após a apresentação do espetáculo Diário do Maldito que serviu como tema para o programa educativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons