Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MateusCostaPatrocinio_tcc.pdf861,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento de compra de torcedores do futebol brasileiro ante marcas patrocinadoras de clubes rivais
Autor(es): Patrocínio, Mateus Costa
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Patrocínio esportivo
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Futebol
Futebol - torcedores
Data de apresentação: 10-Jul-2017
Data de publicação: 9-Ago-2017
Referência: PATROCÍNIO, Mateus Costa. Comportamento de compra de torcedores do futebol brasileiro ante marcas patrocinadoras de clubes rivais. 2017. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com o significativo crescimento do volume financeiro e exposição do esporte, o futebol se profissionalizou e o marketing esportivo ganhou importância no sentido de atrair investidores e torcedores. Devido a esse desenvolvimento torna-se relevante compreender o papel do torcedor na capitalização do futebol e a influência das marcas parceiras dos clubes no comportamento de compra destes torcedores. No Brasil, o investimento no futebol ainda não alcançou patamares dos principais clubes europeus, porém o investimento é considerável e movimenta cerca de 70% de todo o patrocínio esportivo. Este trabalho busca compreender a influência do patrocínio a equipes rivais no comportamento de compra de torcedores, tanto para produtos de baixo envolvimento quanto para produtos de alto envolvimento. A amostra é composta por 281 respondentes e a coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado, aplicado em plataforma online. A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial e análise de variância. Este estudo levou a duas conclusões: (i) o torcedor mais envolvido com o seu clube de futebol é mais propício a sofrer influência do patrocínio de marcas em equipes rivais no seu comportamento de compra; e (ii) quanto maior for o nível de envolvimento do torcedor com determinado produto, menor será a influência do patrocínio no seu comportamento de compra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons