Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThaissaVellosoCasteloBranco_tcc.pdf841,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Preditores do consumo de frutas, legumes e hortaliças orgânicas : uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado
Autor(es): Castelo Branco, Thaíssa Velloso
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Teoria do Comportamento Planejado
Alimentos orgânicos
Comportamento do consumidor
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 9-Ago-2017
Referência: CASTELO BRANCO, Thaíssa Velloso. Preditores do consumo de frutas, legumes e hortaliças orgânicas: uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. 2017. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa identificou que a Teoria do Comportamento Planejado é pouco explorada em estudos nacionais sobre orgânicos. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que influenciam o consumo de frutas, legumes e hortaliças (FLH) orgânicas, e sua relação com a intenção de compra e com o comportamento declarado dos consumidores utilizando a Teoria do Comportamento Planejado. Para isso, foi realizada uma revisão teórica sobre os temas: Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e Intenção de compra, seguido por uma pesquisa bibliográfica sobre o que está sendo estudado, nacional e internacionalmente, a respeito de preditores do consumo orgânico. Ao analisar os respectivos cenários, o presente estudo incorporou à TCP o preditor adicional consciência saudável e buscou verificar se sua inserção melhora o poder preditivo do modelo. Foram aplicados 251 questionários junto aos consumidores de FLH orgânicas da cidade de Brasília (DF). A análise de dados foi feita através da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados revelaram que o fator da TCP que mais influencia a intenção de compra orgânica de FLH e o comportamento declarado dos consumidores é a atitude seguida por norma subjetiva e controle comportamental percebido. Apesar de influenciar a intenção de compra orgânica, a dimensão consciência saudável não aumentou a capacidade preditiva do modelo com a sua inserção. Concluiu-se que os fatores pertencentes à Teoria do Comportamento Planejado motivam o consumo de FLH orgânicas. A relação entre intenção de compra orgânica e comportamento declarado dos consumidores também foi confirmada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons