Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Feitosa, Fernando Barbelli | - |
dc.contributor.author | Araldi, Endrigo José | - |
dc.identifier.citation | ARALDI, Endrigo José. O papel das concessões rodoviárias para o desenvolvimento regional: o caso da Autopista Litoral Sul. 2017. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo uma análise jurídica acerca dos eventuais impactos da concessão do setor de infraestrutura rodoviária no desenvolvimento da região na qual está inserida. Essa abordagem é necessária para compreender a importância do investimento da iniciativa privada no setor de transportes, haja vista a estrutura estatal insuficiente e carência pública para tais investimentos. Primeiramente, é apresentado o conceito de desenvolvimento regional, destacando o papel da infraestrutura de transportes. Dentro dessa ótica, passa-se a examinar os aspectos do investimento público e do investimento privado. Após, são estudados os conceitos jurídicos atrelados às rodovias, abordando-se mais especificamente a configuração do serviço público, da concessão e o arcabouço regulatório envolvido. Cuida-se ainda de discorrer acerca das concessões rodoviárias presentes no Brasil. Por fim, é feito um estudo de caso da concessão da Autopista Litoral Sul, expondo seu histórico, características e resultados de modo que, ao final, se conclua que as concessões beneficiam a população regional envolvida, com aumento de arrecadação tributária e aparelhamento da polícia rodoviária federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura - transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessionárias de rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos privados | pt_BR |
dc.title | O papel das concessões rodoviárias para o desenvolvimento regional : o caso da Autopista Litoral Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T20:37:42Z | - |
dc.date.available | 2017-08-09T20:37:42Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17800 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present dissertation aims at a legal analysis about the possible impacts of the concession of the road infrastructure sector in the development of the region in which it is inserted.in the development of the region in which it is inserted. This approach is necessary to understand the importance of private investment in the transport sector, given the lack of state structure for such investments. Firstly, the concept of regional development is presented, focusing the analysis on transport infrastructure. Within this perspective, the aspects of public and private investments are examined. Then, the legal aspects of the highways are explored, addressing the concepts of public service, concession and regulation. Also, the road concessions already existent in Brazil are analyzed. Finally, a case study of the Autopista Litoral Sul concession illustrates how concessions benefit the regional population involved, with improvements on tax income and on road police. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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