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Título: Educação ambiental em RPPS’S : o caso de Lima Duarte – MG
Autor(es): Beltrão, Carolina Lorentz
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Assunto: Educação ambiental
Unidades de conservação da natureza
Lima Duarte (MG)
Área de proteção ambiental
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 13-Mar-2009
Referência: BELTRÃO, Carolina Lorentz. Educação ambiental em RPPS’S: o caso de Lima Duarte – MG. 2007. 55 f. Monografia (Especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho visa discutir a educação ambiental de turistas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNS) no município de Lima Duarte, Minas Gerais. Para tanto, foi realizada, primeiramente, uma pesquisa descritiva e documental, cuja parte considerada relevante está sucintamente apresentada. A partir da compreensão de conteúdos teóricos sobre educação ambiental e RPPNs, partiu-se para o planejamento e realização do trabalho em campo. Foi, então, feita a comparação da teoria estudada com a realidade vivenciada. Os resultados do trabalho demonstram coerência quanto ao que já existe escrito sobre RPPNs em relação às dificuldades de parcerias e financiamentos. Este fato, para o caso da RPPN Serra do Ibitipoca, trabalhada como referencial empírico, se reflete na inexistência de plano de manejo e na dificuldade de visualizar a área transformada em RPPN como mais uma fonte de renda por meio do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. No entanto, a pesquisadora visualiza uma oportunidade de desenvolvimento desta atividade devido às características favoráveis de localização e pelos procedimentos ecologicamente corretos já adotados na propriedade.
Abstract: The presented work aims to discuss the environmental education of tourist in Particular Reserves of Natural Heritage (RPPNs) in the city of Lima Duarte, Minas Gerais. In order to do that, it was carried thought, first, documentary and descriptive research whose parts considered important are presented briefly. From the understanding of theoretical contents on environmental education and RPPNs, it was started the process of planning and accomplishment of the field work. It was, then, made the comparison between the theory studied and the lived reality. The results demonstrate coherence on what was already written on RPPNs, especially in relation to the difficulties of partnerships and financings. This fact, for the case of the RPPN Serra do Ibitipoca, that worked as an empiricist reference, is reflected in the inexistence of the management plan and on the difficulty to visualize the area transformed into RPPN as plus a source of income by means of the development of activities of environmental education. However, the researcher visualizes a chance of development of this activity due to the favorable characteristics of localization and due to the correct ecologically procedures already adopted in the property.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.178
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