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Título: Condições de deslocamento do pedestre e do ciclista para acessar o terminal do BRT Sul em Santa Maria - DF
Autor(es): Nascimento, Aparecida Socorro do
Orientador(es): Bin, Daniel
Assunto: Acessibilidade
Mobilidade urbana
Terminais (Transportes)
Política Nacional de Mobilidade Urbana
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: NASCIMENTO, Aparecida Socorro do. Condições de deslocamento do pedestre e do ciclista para acessar o terminal do BRT Sul em Santa Maria-DF. 2017. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar se o Sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Santa Maria-DF está compatível com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) no que concerne à acessibilidade e à segurança do pedestre e do ciclista ao acessar o terminal de ônibus. Para tal, procedeu-se com observação participante no terminal do BRT Sul, com entrevistas em que foram abordados pedestres, ciclistas e motoristas do ônibus. Estes realizam diariamente suas atividades no terminal, e estão em constante conflito entre os modais motorizados e não motorizados. A análise dos resultados revelou uma distância significativa entre o atual sistema de BRT sobre mobilidade e acessibilidade para os pedestres e ciclistas nos deslocamentos para acessar o terminal e a atual Política de Mobilidade Urbana. Em termos de gestão, a estrutura não é adequada para atender à demanda do pedestre e do ciclista para garantir suas travessias com segurança, além de a infraestrutura no terminal ser precária. Os investimentos feitos com o PAC não acarretaram na garantia de infraestrutura interna e externa física de qualidade ou um sistema com acessibilidade universal. Diante das condições de acessibilidade dos usuários do terminal, este trabalho torna-se um alerta aos que atuam não apenas na área de mobilidade urbana, mas a todos os setores que estão envolvidos com acessibilidade das comunidades.
Abstract: This study aims to analyze if the BRT System of Santa Maria-DF is compatible with the National Urban Mobility Policy (PNMU) regarding the accessibility and safety of the pedestrian and cyclist when accessing the bus terminal. For such, proceeded with a participant observation at the BRT Sul terminal, with interviews in which pedestrians, cyclists and bus drivers were approached. They perform their daily activities at the terminal, and are in constant conflict between motorized and non-motorized modes. The analysis of the results revealed a significant distance between the current BRT system about mobility and accessibility for pedestrians and cyclists on journeys to access the terminal and the current Urban Mobility Politics. In management terms, there is no structure appropriated to pedestrian and cyclist demand to insure safe crossings, besides the infrastructure at the terminal being precarious. The investments made with the PAC didn’t result in the guarantee of internal external physical quality infrastructure or a system with an universal accessibility. Before the accessibility conditions of the terminal users, this work becomes an alert to those who work not only in the area of urban mobility, but to all sectors that are involved with accessibility of the communities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
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