Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LohannyCostaDeAquino_tcc.pdf952,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manualização dos procedimentos da Cafeteria Alfa
Autor(es): Aquino, Lohanny Costa de
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Café
Cafeterias
Processo de Desenvolvimento de Produtos
Padrões de desempenho
Data de apresentação: 30-Ago-2016
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: AQUINO, Lohanny Costa de. Manualização dos procedimentos da Cafeteria Alfa. 2016. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Este estudo apresenta um modelo de padronização por meio de manualização de procedimentos para a Cafeteria Alfa, baseando-se nos modelos de manualização encontrados, bem como os parâmetros tidos como relevantes para o pesquisador e os participantes desta pesquisa. Mediante a literatura pertinente, argumenta-se que o estabelecimento de padrões de procedimentos facilita o trabalho, orienta a utilização racional dos recursos e garante a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Desse modo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de análises bibliográficas e documentais, além da coleta de dados com o executivo da empresa por meio de entrevista semi-estruturada para desenvolver o referido modelo. Os resultados obtidos nesse estudo possibilitaram caracterizar os procedimentos necessários ao funcionamento da Cafeteria Alfa e, alicerçados nesses, estruturar e propor um modelo de manualização de seus procedimentos. Foram identificadas as atividades, passos e sequências que constituem os procedimentos, e a partir daí foi criada uma proposta de manualização dos procedimentos da Cafeteria Alfa para auxiliar na instrução de trabalho dos colaboradores -baristas-, treinamento e supervisão, assim como a garantia da qualidade do serviço e produto oferecido. Conclui-se que a manualização para a empresa Cafeteria Alfa é de suma importância na otimização do uso de recursos materiais e humanos, possibilitando o controle dos resultados, garantindo a qualidade do serviço de cafeteria e do café especial oferecido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Bacharelado em Gestão do Agronegócio, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons