Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoseLuismarDosSantos_tcc.pdf644,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aderência ao conceito de accountability : análise das informações do Portal da Transparência e pesquisas nacionais
Autor(es): Santos, José Luismar Muniz dos
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Transparência pública
Portal da Transparência
Accountability
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: SANTOS, José Luismar Muniz dos. Aderência ao conceito de accountability: análise das informações do Portal da Transparência e pesquisas nacionais. 2016. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O desenvolvimento tecnológico permitiu a criação de portais de transparência governamental, respaldados por exigências legais e também por uma sociedade que demanda informações acerca dos gastos do governo. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo geral a caracterização das pesquisas brasileiras sobre portais de transparência, com base na distinção entre transparência e accountability apresentada por Fox (2007), e como objetivo específico a análise das informações disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal, à luz do conceito de accountability condicionada à definição de metas e à avaliação de resultados. A fim de atingir o objetivo geral, utilizou-se da pesquisa documental para seleção de artigos, que posteriormente foram categorizados em níveis de transparência e de accountability (FOX, 2007). Os resultados desta primeira etapa evidenciaram que 96% dos trabalhos avaliam os portais eletrônicos somente na dimensão da transparência, o que denota maior preocupação dos autores com a perspectiva de atendimento à legislação; também mostraram que o número de pesquisas sobre portais eletrônicos é pequeno, dado a importância do tema. Os achados da segunda etapa evidenciaram que as informações disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal não permitem identificar as metas definidas nem avaliar os resultados alcançados, o que obsta a possibilidade de controle social, tão defendida na página de apresentação do portal. A pesquisa contribui para uma contextualização do cenário brasileiro de pesquisas sobre portais de transparência e também para a avaliação da utilidade das informações do Portal da Transparência do Governo Federal sob a ótica da accountability.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons