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https://bdm.unb.br/handle/10483/17646
Título: | Letramentos artístico e corporal : desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeira |
Autor(es): | Pereira, Gilson Cezar |
Orientador(es): | Corgosinho, Isabel Cristina |
Assunto: | Artes cênicas - ensino Educação artística Letramento artístico e corporal Escolas Escolas parque |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 3-Ago-2017 |
Referência: | PEREIRA, Gilson Cezar. Letramentos artístico e corporal: desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeira. 2015. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente monografia, objeto de pesquisa investigativa realizada na Escola Parque Anísio Teixeira, tem como abordagem principal de que modo a prática de atividades nas aulas de Artes ministradas em forma de oficinas, especialmente as de teatro, contribuem para a consolidação de letramento artístico e corporal dos estudantes. Propõe uma reflexão sobre a importância das escolas parque não só para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, mas para todo o público desta modalidade de ensino. Apresenta de forma superficial como são ministradas as aulas de artes na instituição em questão, e de forma mais direcionada como são ministradas as oficinas de teatro, assim como de que modo são desenvolvidas as atividades as quais contribuem para que os letramentos pesquisados se efetivem. A observação foi realizada no âmbito da Escola Parque Anísio Teixeira, tendo participado da coleta de dados estudantes e professores da referida escola. Haja vista a falta de espaços adequados, tempo reduzido de aulas e a burocracia formal da educação no ensino regular, observou-se que tais letramentos se concretizam nesta modalidade de educação, possibilitando uma formação cultural e integral dos estudantes. No que se refere à atuação do professor, as possibilidades de flexibilização dos conteúdos e das práticas pedagógicas favorecem uma construção compartilhada de saberes, bem como uma relação diferente da vivenciada no ensino regular. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
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