Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corgosinho, Isabel Cristina | - |
dc.contributor.author | Pereira, Gilson Cezar | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Gilson Cezar. Letramentos artístico e corporal: desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeira. 2015. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia, objeto de pesquisa investigativa realizada na Escola Parque Anísio Teixeira, tem como abordagem principal de que modo a prática de atividades nas aulas de Artes ministradas em forma de oficinas, especialmente as de teatro, contribuem para a consolidação de letramento artístico e corporal dos estudantes. Propõe uma reflexão sobre a importância das escolas parque não só para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, mas para todo o público desta modalidade de ensino. Apresenta de forma superficial como são ministradas as aulas de artes na instituição em questão, e de forma mais direcionada como são ministradas as oficinas de teatro, assim como de que modo são desenvolvidas as atividades as quais contribuem para que os letramentos pesquisados se efetivem. A observação foi realizada no âmbito da Escola Parque Anísio Teixeira, tendo participado da coleta de dados estudantes e professores da referida escola. Haja vista a falta de espaços adequados, tempo reduzido de aulas e a burocracia formal da educação no ensino regular, observou-se que tais letramentos se concretizam nesta modalidade de educação, possibilitando uma formação cultural e integral dos estudantes. No que se refere à atuação do professor, as possibilidades de flexibilização dos conteúdos e das práticas pedagógicas favorecem uma construção compartilhada de saberes, bem como uma relação diferente da vivenciada no ensino regular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento artístico e corporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas parque | pt_BR |
dc.title | Letramentos artístico e corporal : desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:03:39Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:03:39Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17646 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|