Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaLopesVieira.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O circo no teatro : uma análise sobre as limitações e potencialidades cênicas da perna de pau e do tecido acrobático na peça Os Mamutes.
Autor(es): Vieira, Gabriela Lopes
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Circos
Teatro - preparação corporal
Atividades circenses
Peça teatral
Data de apresentação: 18-Jul-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: VIEIRA, Gabriela Lopes. O circo no teatro: uma análise sobre as limitações e potencialidades cênicas da perna de pau e do tecido acrobático na peça Os Mamutes. 2017. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho é uma reflexão resultado da auto-observação e da observação da prática do grupo nos processos de treinamento, ensaio e apresentações, registrados em um diário de bordo do processo criativo da montagem da peça Os Mamutes de Jô Bilac na disciplina Projeto em Interpretação Teatral do semestre 2/2016 do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. O foco da pesquisa é analisar a potencialidade e limitações cênicas do uso das modalidades circenses Perna de Pau e Tecido Acrobático no teatro, mais especificamente na peça em questão, em diálogo com as personagens e as funções de suas cenas. A bibliografia utilizada se resume a materiais em língua portuguesa e principalmente a profissionais ligados a pesquisa com o Circo e à Educação Física. A metodologia utilizada foi, além da revisão e pesquisa bibliográfica, entrevista não estruturada e a análise de trechos do registro em vídeo de apresentações da peça. Tal análise nos permitiu concluir que, para que ocorra com eficácia da prática de modalidades circenses no teatro na composição de sentidos da cena, que requerem uma alta demanda corporal de força, equilíbrio, consciência corporal e adequação de tônus, é necessário que haja treinamento prévio para que as necessidades da modalidade estejam sanadas e possam ser ainda ressignificadas de acordo com as demandas da cena.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Brasília, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons