Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaLopesVieira.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorVieira, Gabriela Lopes-
dc.identifier.citationVIEIRA, Gabriela Lopes. O circo no teatro: uma análise sobre as limitações e potencialidades cênicas da perna de pau e do tecido acrobático na peça Os Mamutes. 2017. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Brasília, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho é uma reflexão resultado da auto-observação e da observação da prática do grupo nos processos de treinamento, ensaio e apresentações, registrados em um diário de bordo do processo criativo da montagem da peça Os Mamutes de Jô Bilac na disciplina Projeto em Interpretação Teatral do semestre 2/2016 do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. O foco da pesquisa é analisar a potencialidade e limitações cênicas do uso das modalidades circenses Perna de Pau e Tecido Acrobático no teatro, mais especificamente na peça em questão, em diálogo com as personagens e as funções de suas cenas. A bibliografia utilizada se resume a materiais em língua portuguesa e principalmente a profissionais ligados a pesquisa com o Circo e à Educação Física. A metodologia utilizada foi, além da revisão e pesquisa bibliográfica, entrevista não estruturada e a análise de trechos do registro em vídeo de apresentações da peça. Tal análise nos permitiu concluir que, para que ocorra com eficácia da prática de modalidades circenses no teatro na composição de sentidos da cena, que requerem uma alta demanda corporal de força, equilíbrio, consciência corporal e adequação de tônus, é necessário que haja treinamento prévio para que as necessidades da modalidade estejam sanadas e possam ser ainda ressignificadas de acordo com as demandas da cena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCircospt_BR
dc.subject.keywordTeatro - preparação corporalpt_BR
dc.subject.keywordAtividades circensespt_BR
dc.subject.keywordPeça teatralpt_BR
dc.titleO circo no teatro : uma análise sobre as limitações e potencialidades cênicas da perna de pau e do tecido acrobático na peça Os Mamutes.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T17:20:07Z-
dc.date.available2017-08-03T17:20:07Z-
dc.date.submitted2017-07-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17635-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons