Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17613
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuizGustavoMirandaCostaManso.pdf621,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto das métricas de redes sociais no ticket médio e retorno diário de um restaurante
Autor(es): Manso, Luiz Gustavo Miranda Costa
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Restaurantes
Marketing na Internet
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: MANSO, Luiz Gustavo Miranda Costa. O impacto das métricas de redes sociais no ticket médio e retorno diário de um restaurante. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O uso das mídias sociais como ferramenta de marketing se consolidou nos últimos anos como uma das ações mais frequentes para as empresas. Redes sociais como Facebook e Instagram se estabeleceram como opções de baixo custo e alto alcance para micro e pequenas empresas que buscam ações de marketing efetivas. O real impacto dessas ações no desempenho dessas empresas ainda é de difícil mensuração, necessitando análises longitudinais do desempenho nas redes sociais e também de indicadores financeiros das empresas. Com isso, o objetivo geral do estudo foi investigar o impacto das métricas das redes sociais Facebook e Instagram no ticket médio e retorno diário de um restaurante. Durante 374 dias foram coletados dados referentes às métricas do Facebook e Instagram de um restaurante, investimentos em postagens patrocinadas e indicadores financeiros relativos ao ticket médio e retorno diário. Após a análise dos resultados das regressões temporais multivariadas, foi observado que as postagens patrocinadas interferem diretamente no desempenho da métrica de envolvimento do Facebook e que, tanto o envolvimento do Facebook como o envolvimento do Instagram, têm impacto no ticket médio do restaurante. Com esses resultados, é possível facilitar a tomada de decisão pelo gestor na hora de investir em postagens patrocinadas e mensurar o real impacto desse investimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons