Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VitorGomesdAlbuquerqueLima_MateusNogueiraBrumanoCastro.pdf8,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégia de desenvolvimento de jogos educacionais : um estudo no contexto socioambiental do Lago Paranoá
Autor(es): Lima, Vitor Gomes d’Albuquerque
Castro, Mateus Nogueira Brumano
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Jogos digitais
Jogos educativos
Software - desenvolvimento
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 13-Jul-2017
Data de publicação: 2-Ago-2017
Referência: LIMA, Vitor Gomes d’Albuquerque; CASTRO, Mateus Nogueira Brumano. Estratégia de desenvolvimento de jogos educacionais: um estudo no contexto socioambiental do Lago Paranoá. 2017. xi, 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho propõe uma estratégia de desenvolvimento de serious games. A proposta utiliza-se de método de pesquisa ativa e de problematização e faz o uso de documentações específicas e analises na concepção do jogo usando o modelo de análise ATMSG para verificar que o serious game possui componentes educacionais. Foi apresentado um estudo de caso de aplicação no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), em parceria com o movimento Grito Social das Águas demonstrando o uso da estratégia. Para trabalhos futuros é possível utilizar a estratégia mais vezes e em diferentes realidades educacionais.
Abstract: This paper proposes a serious games developing strategy. The proposal uses an active research and problem-solving method and makes use of specific documentation and analysis in game design using the ATMSG analysis model to verify if the serious game has educational components. An application case study was presented at the Center for Culture and Development of Paranoá and Itapoã (CEDEP), in partnership with the Grito Social das Águas movement demonstrating the use of this strategy. For future works it is possible to use this strategy more often and in different educational realities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons