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2017_VitorGomesdAlbuquerqueLima_MateusNogueiraBrumanoCastro.pdf8,32 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Fátima Ramos-
dc.contributor.authorLima, Vitor Gomes d’Albuquerque-
dc.contributor.authorCastro, Mateus Nogueira Brumano-
dc.identifier.citationLIMA, Vitor Gomes d’Albuquerque; CASTRO, Mateus Nogueira Brumano. Estratégia de desenvolvimento de jogos educacionais: um estudo no contexto socioambiental do Lago Paranoá. 2017. xi, 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma estratégia de desenvolvimento de serious games. A proposta utiliza-se de método de pesquisa ativa e de problematização e faz o uso de documentações específicas e analises na concepção do jogo usando o modelo de análise ATMSG para verificar que o serious game possui componentes educacionais. Foi apresentado um estudo de caso de aplicação no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), em parceria com o movimento Grito Social das Águas demonstrando o uso da estratégia. Para trabalhos futuros é possível utilizar a estratégia mais vezes e em diferentes realidades educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleEstratégia de desenvolvimento de jogos educacionais : um estudo no contexto socioambiental do Lago Paranoápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-02T13:31:06Z-
dc.date.available2017-08-02T13:31:06Z-
dc.date.submitted2017-07-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17603-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper proposes a serious games developing strategy. The proposal uses an active research and problem-solving method and makes use of specific documentation and analysis in game design using the ATMSG analysis model to verify if the serious game has educational components. An application case study was presented at the Center for Culture and Development of Paranoá and Itapoã (CEDEP), in partnership with the Grito Social das Águas movement demonstrating the use of this strategy. For future works it is possible to use this strategy more often and in different educational realities.pt_BR
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